Morreu Brian Wilson, cofundador da banda norte-americana The Beach Boys, que se tornou o símbolo do sul da Califórnia. A notícia foi confirmada pela família no site oficial do músico de 82 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas há vários anos que sofria de problemas de saúde que afetaram a sua carreira e a sua participação no grupo.
"Estamos sem palavras neste momento. Por favor, respeitem a nossa privacidade neste momento, pois a nossa família está de luto. Temos consciência de que estamos a partilhar a nossa dor com o mundo", lê-se no comunicado.
Brian Wilson foi o cérebro musical da famosa banda de rock, especialmente na sua fase mais inovadora. É considerado um dos maiores produtores e compositores do século XX.
A banda que influenciou os Beatles e colocou a Califórnia no mapa
Os The Beach Boys foram uma das bandas mais influentes e icónicas da história da música pop. São especialmente conhecidos pelo seu papel fundamental na definição do som da Costa Oeste (West Coast) dos Estados Unidos — o famoso "California Sound".
Ficaram mundialmente conhecidos graças aos temas Surfin’ USA (1963), I Get Around (1964), Good Vibrations (1966) ou Wouldn’t It Be Nice(1966).
A banda viria a ser citada pelos Beatles, especialmente Paul McCartney, como enorme influência, em especial o álbum "Pet Sounds" de 1966, considerado com uma das maiores obras-primas da história da música, de acordo com a revista Rolling Stone.
Os The Beach Boys estão entre os grupos mais populares da era do rock, com mais de 30 'singles' no Top 40 e mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
O grupo norte-americano foi fundado no início da década de 1960, em Hawthorne, nos arredores de Los Angeles, por Brian Wilson, juntamente com os seus dois irmãos, Dennis e Carl — ambos já falecidos —, o seu primo Mike Love e o seu amigo Al Jardine.
Os problemas que assombravam Brian Wilson
Em 1967, com a saúde mental deteriorada por um consumo descontrolado de drogas, Brian Wilson colapsou em pleno voo, tornando-se incapaz de terminar "Smile".
Cada vez mais perturbado, acreditava estar a ser espiado por um produtor da costa leste e pelos Beatles, o que assustou os seus companheiros. Foi então diagnosticado com esquizofrenia e abdicou.
Com apenas 25 anos, a sua carreira estava praticamente terminada e Brian Wilson passou a maior parte do tempo deitado, duplicou de volume, e sobreviveu sob o controlo de um terapeuta desonesto.
Foi apenas na altura da reforma, em 2002 — após um longo período marcado por internamentos, tratamentos e recaídas — que a vida de Brian Wilson deu uma reviravolta e o músico conseguiu concluir a sua obra-prima, "Smile".
As canções dos Beach Boys resistiram à passagem do tempo e o apelo da banda sobreviveu aos períodos conturbados do grupo, com a ambição de Brian Wilson a levar os Beach Boys além dos prazeres simples dos primeiros êxitos, rumo a um mundo transcendente, excêntrico e destrutivo.
Há cerca de um ano, em maio do ano passado, a plataforma de streaming Disney+ estreou um documentário sobre os The Beach Boys, realizado por Frank Marshall e Thom Zimny.
O filme revela vídeos, fotografias e gravações áudio nunca antes mostrados e inclui entrevistas com os membros então sobreviventes da banda — Brian Wilson, Mike Love, Al Jardine, David Marks e Bruce Johnston.
- Com Lusa
[Artigo atualizado às 19:50]
