Cultura

Morreu Ace Frehley, lendário guitarrista e cofundador dos Kiss, aos 74 anos

Ace Frehley, cofundador e guitarrista dos Kiss, morreu aos 74 anos em Morristown, Nova Jérsia, nos Estados Unidos. O músico integrou a formação original da icónica banda de hard rock fundada em 1973, sendo conhecido como "The Space Ace".

(Da esquerda para a direita) O guitarrista Ace Frehley, o vocalista e guitarrista Paul Stanley, o baterista Peter Criss e o baixista Gene Simmons, da banda Kiss, antes de atuarem no Alex Cooley's Electric Ballroom, a 18 de julho de 1974, em Atlanta, Geórgia.
(Da esquerda para a direita) O guitarrista Ace Frehley, o vocalista e guitarrista Paul Stanley, o baterista Peter Criss e o baixista Gene Simmons, da banda Kiss, antes de atuarem no Alex Cooley's Electric Ballroom, a 18 de julho de 1974, em Atlanta, Geórgia.
Tom Hill / GETTY IMAGES

Morreu Ace Frehley, cofundador e guitarrista da icónica banda norte-americana de hard rock Kiss, aos 74 anos, em Morristown, Nova Jérsia, nos Estados Unidos. Segundo um comunicado da família, citado pela Associated Press (AP), o artista faleceu rodeado pelos familiares, na sequência de ferimentos sofridos numa queda ocorrida no mês passado.

A família de Ace Frehley afirmou estar completamente “devastada e de coração partido” com a sua morte. Disse guardar com "ternura as melhores memórias" do guitarrista, como o seu riso, e celebrar a força e a bondade que partilhou com os outros. Ao recordar todas as conquistas extraordinárias da sua vida, acredita que a "memória de Ace continuará a viver para sempre".

Paul Daniel Frehley, mais conhecido como Ace Frehley, fez parte da formação original do grupo Kiss, fundado em 1973 em Nova Iorque. Ao lado de Paul Stanley, Gene Simmons e Peter Criss, ajudou a criar um dos grupos mais marcantes da história do rock, conhecido pelos seus concertos explosivos, visuais arrojados e maquilhagem característica.

Cerca de uma década depois da fundação da banda, em 1983, Ace Frehley decidiu abandonar os Kiss para seguir uma carreira a solo, após um acidente de viação. No entanto, regressaria em 1996 para uma digressão mundial ao lado dos membros originais da banda norte-americana, numa reunião muito aguardada pelos fãs e que se revelou altamente lucrativa. Era conhecido como The Space Ace.

O guitarrista manteve-se no grupo até 2002, altura em que voltou a afastar-se para retomar os seus projetos a solo. Ao longo da sua carreira, revelou ter como referências musicais artistas e bandas icónicas como Jimi Hendrix, Buddy Guy, Jeff Beck, The Rolling Stones, Led Zeppelin e The Who, que influenciaram profundamente o seu estilo e abordagem à guitarra elétrica.