Economia

Crise no First Republic Bank: onze bancos vão injetar mais de 28 mil milhões de euros

Um grupo de instituições financeiras dos EUA está "em conversações" para salvar o First Republic Bank.

Crise no First Republic Bank: onze bancos vão injetar mais de 28 mil milhões de euros
MIKE SEGAR

Onze bancos norte-americanos vão injetar mais de 28 mil milhões de euros para salvar o First Republic Bank. A notícia provocou a inversão do sentido das ações, que tinham chegado a afundar 36%.

Quem vai injetar dinheiro no First Republic Bank?

O New York Times noticiou que o JPMorgan e o Bank of América vão injetar 4,7 mil milhões de euros cada na instituição financeira.

Por sua vez, o Citigroup deverá depositar o mesmo montante, segundo o Wall Street Journal, enquanto o Goldman Sachs e o Morgan Stanley devem avançar com 2,3 mil milhões de euros cada.

O restante valor deverá ficar a cargo de um grupo de bancos regionais. Cada uma destas instituições financeiras vai contribuir com cerca de 940 milhões de euros.

Depois do anúncio, ações subiram

O anúncio da injeção de capital no First Republic Bank fez inverter o sentido das ações, que tinham chegado a afundar 36%. Pelas 19:00 (hora de Lisboa), após a notícia, as ações subiram 5,31%.

O First Republic, com sede em São Francisco, foi classificado com o estatuto de “sucata” na quarta-feira, tanto pela Fitch Ratings como pela S&P Global. A instituição está à procura de formas de aumentar a sua liquidez e a considerar uma possível venda, segundo a Bloomberg.