Economia

Depois da polémica, a Nestlé tem um novo CEO: quem é Philipp Navratil?

A Nestlé já escolheu Philipp Navratil, que até agora era responsável pela unidade de café Nespresso e foi promovido a administrador do grupo em janeiro deste ano, para substituir Laurent Freixe no cargo de CEO.

Depois da polémica, a Nestlé tem um novo CEO: quem é Philipp Navratil?
William Gammuto / Nestlé

Philipp Navratil foi nomeado CEO da Nestlé depois da polémica saída de Laurent Freixe por manter uma relação amorosa não comunicada com uma subordinada direta. O suíço-austríaco, nascido em 1976, está no grupo há mais de 20 anos e assume a liderança "com efeitos imediatos".

Começou em 2001 como auditor interno e, com alguns outros cargos pelo meio, tornou-se Gerente Nacional da Nestlé Honduras em 2009. Quatro anos depois assume a liderança dos negócios de café e bebidas no México, onde é figura central no fortalecimento da marca Nescafé. 

Em 2020, é transferido para a Unidade de Negócios Estratégicos de Café da Nestlé, onde era responsável pela estratégia global das marcas Nescafé e Starbucks. E, no passado, assumiu o cargo de CEO da Nespresso. Desde janeiro que, também, ingressou no Conselho Executivo da Nestlé. 

O CV divulgado pelo grupo acrescenta que Philipp Navratil fala cinco línguas, é casado e tem dois filhos.

"Estou honrado pela confiança que o Conselho depositou em mim"

O nome de Philipp Navratil foi anunciado na segunda-feira num comunicado divulgado pelo grupo. Paul Bulcke, presidente do conselho de administração, descreveu-o como alguém "reconhecido pelo seu impressionante histórico de obtenção de resultados em ambientes desafiadores". 

"O Conselho está confiante de que impulsionará os nossos planos de crescimento e acelerará os esforços de eficiência. Não mudaremos o rumo da estratégia e não perderemos o ritmo de desempenho."
William Gammuto / Nestlé

No mesmo comunicado, o novo CEO disse-se "honrado pela confiança que o Conselho depositou em mim e é um privilégio assumir a responsabilidade de liderar a Nestlé rumo ao futuro. 

"Acolho integralmente a direção estratégica da empresa, bem como o plano de ação em vigor para impulsionar o desempenho da Nestlé. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com toda a liderança da empresa, em alinhamento com o Conselho, o Presidente Paul Bulcke e o Presidente Designado Pablo Isla, para acelerar a execução e impulsionar o plano de criação de valor com intensidade."

Philipp Navratil assume o cargo de CEO da Nestlé depois de, na segunda-feira, Laurent Freixe ter sido demitido após uma investigação interna ter revelado que mantinha um caso amoroso com uma funcionária.

A investigação foi pedida pelo presidente da empresa e concluiu que o caso viola o código de conduta da empresa. Freixe estava no cargo há apenas um ano, depois da empresa suíça ter destituído o antecessor.