A gigante químico-farmacêutica Bayer anunciou esta quinta-feira uma parceria com a farmacêutica alemã Curevac para a apoiar no desenvolvimento da sua vacina contra a covid-19, atualmente na última fase de testes clínicos.
As duas empresas "firmam um acordo de colaboração e serviço (...) para apoiar a CureVac em muitas áreas", incluindo a produção e comercialização de uma vacina, facilitando "o fornecimento de várias centenas de milhões de doses ", indica a Bayer, em comunicado, sem especificar as verbas envolvidas.
A Comissão Europeia anunciou em novembro um contrato com a farmacêutica alemã CureVac para assegurar a aquisição de 405 milhões de doses de uma potencial vacina para a União Europeia (UE).
A CUREVAC
Sediada em Tübingen, na Alemanha, a CureVac é uma empresa europeia pioneira no desenvolvimento de uma classe de vacinas totalmente nova.
Esta empresa biofarmacêutica esteve envolta em polémica em março passado, quando o surto de covid-19 se intensificou na Europa, por alegada tentativa de compra, por parte da administração norte-americana, desta potencial vacina para a covid-19, notícia depois desmentida pela empresa.
Também nessa altura, a Comissão Europeia disponibilizou até 80 milhões de euros ao laboratório alemão CureVac.
Entretanto, já em julho, o Banco Europeu de Investimento e a CureVac assinaram um acordo de empréstimo de 75 milhões de euros para o desenvolvimento e a produção de vacinas em larga escala, incluindo a vacina candidata contra a covid-19.