UEFA Euro 2024

Jogos do dia: começam as emoções do "mata-mata"

Depois de uma pausa de dois dias, o Euro 2024 regressa este sábado e logo em dose dupla. Neste artigo, confira o que precisa de saber sobre os dois primeiros duelos dos oitavos de final.

Toni Kroos e Christian Eriksen, duas figuras incontornáveis do futebol mundial
Toni Kroos e Christian Eriksen, duas figuras incontornáveis do futebol mundial
Getty Images

Terminada a fase de grupos, acabaram também as contas, os apuramentos em primeiro, segundo e terceiro ou a diferença entre golos marcados e sofridos. Começa a fase a eliminar do Euro 2024 e só a vitória, seja nos 90 minutos, no prolongamento ou nos penáltis, vale um bilhete para a eliminatória seguinte. Os dois primeiros encontros dos oitavos de final disputam-se este sábado.

Suíça-Itália (17:00)

O primeiro “mata-mata” deste Europeu coloca frente a frente suíços e italianos, duas seleções que se defrontaram na fase de grupos do Euro2020, num duelo vencido pela squadra azzurra por 3-0.

A armada suíça segue invicta neste Campeonato da Europa, depois de uma vitória e dois empates, o último imposto à anfitriã Alemanha e concedido já nos instantes finais.

Do outro lado estará a campeã europeia em título, que já conheceu os sabores da vitória (2-1 à Albânia), da derrota (1-0 com a Espanha) e do empate (1-1 frente à Croácia) no Euro e que sofreu para carimbar o passaporte para esta fase.

O suíço Granit Xhaka e o italiano Jorginho
  • Onze provável da Suíça: Sommer; Schär, Akanji e Rodríguez; Stergiou, Xhaka, Freuler e Aebischer; Ndoye, Embolo e Vargas

  • Onze provável de Itália: Donnarumma; Darmian, Mancini e Bastoni; Di Lorenzo, Barella, Jorginho, Cristante e Dimarco; Scamacca e Chiesa

O primeiro jogo dos oitavos de final realiza-se no Olympiastadion, em Berlim, e terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 17:00.

BSR Agency

Alemanha-Dinamarca (20:00)

Germânicos e dinamarqueses preparam-se para medir forças em fases finais de Campeonatos da Europa pela quarta vez. Os alemães venceram dois dos três duelos anteriores - nas fases de grupos dos Europeus de 1988 e 2012 - mas o único triunfo dinamarquês foi o mais significativo, já que valeu a inédita conquista do título europeu, em 1992.

Alessandro Sabattini

A Mannschaft quererá reafirmar o estatuto de anfitrião triunfal e apagar a pálida imagem deixada no sofrido empate com a Suíça, na última jornada da fase de grupos. Uma missão que não se augura simples, já que pela frente terá um adversário muito organizado, batalhador e invicto neste Europeu.

Neuer e Schmeichel prometem espetáculo entre os postes
  • Onze provável da Alemanha: Neuer; Kimmich, Rüdiger, Schlotterbeck e Mittelstädt; Andrich e Kroos; Musiala, Gündoğan e Wirtz; Havertz

  • Onze provável da Dinamarca: Schmeichel; Andersen, Vestergaard e Christensen; Kristiansen, Nørgaard, Eriksen, Højbjerg e Bah; Højlund e Poulsen

Um duelo que vai ser disputado no Signal Iduna Park, em Dortmund, e que conta com a arbitragem do inglês Michael Oliver. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 20:00.

Catherine Ivill - AMA