Migrações, Defesa e Costa em Bruxelas: o que aproxima e afasta AD, PS, Livre e IL
José Fernandes/Divulgação SIC

Terminado

Europeias 2024

Migrações, Defesa e Costa em Bruxelas: o que aproxima e afasta AD, PS, Livre e IL

O Pacto Europeu de Migração e Asilo, a Defesa, o alargamento da União Europeia (UE) e a possibilidade de António Costa assumir um cargo em Bruxelas marcaram o primeiro debate para as Eleições Europeias entre Marta Temido, cabeça-de-lista do PS, Sebastião Bugalho, da AD, João Cotrim Figueiredo, do Iniciativa Liberal, e Francisco Paupério, do Livre.

Todo o direto

Obrigada por nos ter acompanhado

Migrações, Defesa e Costa em Bruxelas: o que aproxima e afasta AD, PS, Livre e IL

SIC Notícias

A emissão especial fica por aqui.

O próximo debate na SIC acontece na próxima segunda-feira, dia 20 de maio. Pelas 21:00, CDU, PAN, Chega e IL têm encontro marcado.

Obrigada por nos ter acompanhado.

Quem ganhou o debate? O candidato que “saiu melhor que a encomenda”

Loading...

Na antena da SIC Notícias, Ricardo Costa, Paulo Baldaia e Nuno Ramos de Almeida analisam a prestação dos cabeças-de-lista da AD, PS, IL e Livre no primeiro debate para as eleições Europeias.

Migrações, Defesa e Costa em Bruxelas: o primeiro debate entre AD, PS, Livre e IL para as Europeias

Foi na SIC o primeiro frente-a-frente entre Marta Temido, cabeça-de-lista do PS, Sebastião Bugalho, da AD, João Cotrim Figueiredo, do Iniciativa Liberal, e Francisco Paupério, do Livre. Veja aqui o debate na íntegra.

Os mais novos surpreenderam em debate moderado: as notas dos comentadores

Loading...

Quem ganhou o primeiro debate para as eleições Europeias? Frente a frente estiveram Sebastião Bugalho, Marta Temido, João Cotrim de Figueiredo e Francisco Paupério. Eis a avaliação dos comentadores SIC.

Costa em Bruxelas não é assunto para eurodeputados, diz Sebastião Bugalho

Sebastião Bugalho lembra que os eurodeputados não têm voto na matéria para a eleição do presidente do Parlamento Europeu, pelo que não faz sentido que esta discussão seja “o centro do debate para as eleições europeias”.

“Já tivemos 9 anos de António Costa como primeiro-ministro", nota - “não é tempo de andar para trás”.

Preferir Costa em Bruxelas por ser português "tem laivos xenófobos"

Migrações, Defesa e Costa em Bruxelas: o que aproxima e afasta AD, PS, Livre e IL

Carolina Botelho Pinto

Sobre o possível futuro de António Costa em Bruxelas, João Cotrim de Figueiredo afirma que “preferir alguém só porque é português tem laivos xenófobos”. Ainda assim, o cabeça-de-lista da IL diz desejar toda a sorte ao ex-primeiro-ministro.

Marta Temido responde afirmando que a visão de António Costa para a Europa “tem provas dadas”.

“É mais de metade de uma TAP, é muito dinheiro”

Migrações, Defesa e Costa em Bruxelas: o que aproxima e afasta AD, PS, Livre e IL

Carolina Botelho Pinto

Sobre a proposta de Sebastião Bugalho das “defence bonds”, Marta Temido mostra-se surpreendida e garante que o PS “não vai investir em armas não investindo em outras prioridades como casas”.

A defesa da União Europeia é tema em cima da mesa e João Cotrim de Figueiredo lembra que para cumprir os 10% da NATO são precisos cerca de 1.800 milhões de euros.

“É mais de metade de uma TAP, é muito dinheiro”, diz.

O cabeça-de-lista da IL considera que é preciso “institucionalizar o pilar europeu da NATO”, mas lembra que para isso são precisos recursos.


Defesa: Livre defende política comum, AD aponta caminho dos “defence bonds”

Francisco Paupério diz que a União Europeia tem de se preparar para a eventual reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos, tal como para o crescimento de refugiados climáticos.

A vantagem de ter uma política de defesa comum é que esta teria de seguir “os princípios europeus” e ser alvo de escrutínio, aponta o candidato do Livre.

Por sua vez, Sebastião Bugalho defende que a Europa “deve assumir-se como o pilar europeu da Nato” e não depender tanto dos Estados Unidos.

Por outro lado, é necessário investir em equipamentos de defesa contemporâneos, e o melhor caminho para o fazer é através de “defence bonds”, defende o candidato da AD.

“Seria um desperdício continuarmos a olhar para as forças de defesa como olhávamos em 1945: a produzir tanques e canhões”, ironiza.

Cotrim de Figueiredo e Temido de acordo sobre alargamento da UE

Migrações, Defesa e Costa em Bruxelas: o que aproxima e afasta AD, PS, Livre e IL

Carolina Botelho Pinto

João Cotrim de Figueiredo considera que a União Europeia tem uma “obrigação moral” de acolher países que querem ter valores iguais aos europeus e assume que há “interesses políticos e económicos” no alargamento.

Marta Temido, candidata socialista, reafirma o “compromisso inequívoco” do seu partido com o alargamento.


Livre deixa mensagem de solidariedade para com manifestantes da Geórgia

Para Francisco Paupério, o alargamento é “uma questão de coesão”.

O cabeça-de-lista do Livre deixa uma mensagem de apoio aos georgianos que se manifestaram contra o regime de Putin, a que se juntam Sebastião Bugalho e Cotrim de Figueiredo.