Mundo

Se a música causa arrepios é porque o cérebro é especial

Ouvir uma música e experimentar sensações físicas como ficar arrepiado ou com um "nó na garganta" é raro e único. Demonstra que o cérebro tem características especiais, revela um estudo.

Se a música causa arrepios é porque o cérebro é especial
Leo Correa / AP

A investigação levada a cabo na Universidade de Harvard pretendia determinar como são desencadeados os "calafrios" quando se ouve uma música. O investigador Matthew Sachs examinou 20 estudantes, 10 que afirmavam ter experimentado essas sensações, outros 10 que diziam não ter qualquer reação física.

Através de eletroencefalogramas, o investigador detetou diferenças na estrutura do cérebro. Aqueles com uma ligação emocional e física à música tinham um volume mais denso de fibras que ligam o córtex auditivo às áreas que processam as emoções, ou seja, têm uma melhor ligação entre as duas zonas.

Daqui resulta que, quem tem arrepios ao ouvir uma música, tem muito provavelmente emoções muito mais intensas. Além disso, as sensações também podem estar associadas às memórias ligadas a determinada música.

Os resultados deste estudo foram publicados na revista Oxford Academic e citados na Neuroscience News. Embora este estudo tenha sido feito numa pequena escala, Matthew Sachs prossegue a sua investigação que poderá ajudar no tratamento de alguns problemas neurológicos.