Uma menina síria, Islam Habra, foi resgatada dos escombros de um edifício depois de um ataque aéreo no noroeste da Síria. O vídeo da operação de resgate foi divulgado pelos voluntários do grupo “The White Helmets” (Capacetes Brancos, em português) no Facebook.
“Por favor, tirem a minha perna daqui. Quero ver a minha mãe e os meus irmãos”, pede a menina de nove anos a um dos voluntários. A criança ficou presa nos destroços depois do edifício onde vivia ter colapsado na sequência dos ataques. A mãe da menina morreu, assim como duas crianças, de três e nove anos.
“Não podia deixá-la. Enquanto estamos a tentar salvar alguém, temos de falar para essa pessoa até que o resgate esteja terminado. Não podíamos dizer-lhe que a mãe tinha sido morta. Tentámos fazê-la esquecer a situação em que se encontrava” disse um dos voluntários à CNN.
A mãe terá morrido durante o segundo ataque aéreo, quando decorria já a operação para salvar Islam Habra. Os voluntários contaram que conseguiam ouvi-la inicialmente, mas que depois da segunda explosão deixaram de a ouvir.
Este vídeo surge numa altura em que se intensificaram os confrontos entre forças do regime e grupos armados na região de Idlib, dominada por 'jihadistas' do grupo Hayat Tahrir al-Cham (HTS), um antigo ramo sírio da Al-Qaida. Também a Força Aérea russa, que apoia as forças do regime, está a bombardear áreas nesta província.
No domingo, o voluntário que participou no resgate desta menina perdeu a mulher e três filhos num ataque.