Mundo

Morreu Jane Goodall, famosa cientista e ativista dos direitos dos animais

A renomada cientista e ativista ambiental morreu aos 91 anos por causas naturais em Los Angeles. Reconhecida pelo seu trabalho pioneiro no estudo dos chimpanzés e pela incansável defesa do meio ambiente, Jane Goodall deixa um legado de descobertas revolucionárias que redefiniram a compreensão da relação entre humanos e primatas.

Jane Goodall, etóloga britânica, histórica primatologista e ativista dos direitos dos animais. Estudou a fundo o comportamento dos chimpanzés. Aos 91 anos.
Jane Goodall, etóloga britânica, histórica primatologista e ativista dos direitos dos animais. Estudou a fundo o comportamento dos chimpanzés. Aos 91 anos.
Caitlin Ochs

Jane Goodall, renomada cientista e ativista global, morreu aos 91 anos. A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo Instituto Jane Goodall, organização fundada pela própria.

"As descobertas da Dra. Goodall revolucionaram a ciência. Ela foi uma defensora incansável da proteção e restauração do nosso mundo natural", lê-se numa publicação do instituto.

A investigadora "morreu de causas naturais" quando se encontrava em Los Angeles, na Califórnia, no âmbito de uma tournée de conferências nos Estados Unidos.

Nomeada Mensageira da Paz da ONU em 2002, a conservacionista dedicou a vida a estudar e proteger os chimpanzés. Foi pioneira na área desde a década de 1960, tendo-se destacado também na área da defesa do clima.

Com mais de 90 anos, continuava a percorrer o mundo para sensibilizar o público e exortar as autoridades a agir para travar as alterações climáticas.

"Estamos literalmente a aproximar-nos de um ponto sem retorno", alertava em declarações à agência de notícias francesa AFP, em 2022.

Nos anos 1960, os seus trabalhos, realizados na reserva de Gombe, na Tanzânia, sobre os chimpanzés vieram abalar a compreensão dos comportamentos animais e redefinir a fronteira entre o homem e as outras espécies.

Ao revelar que os chimpanzés também sabem fabricar ferramentas e utilizá-las, a investigadora revolucionou a forma como o homem olha para o seu lugar na natureza.

Ao longo da sua carreira participou ainda em vários filmes e séries de televisão da National Geographic.

[Artigo atualizado às 22:34]