Dick Cheney morreu esta terça-feira aos 84 anos de complicações relacionadas com uma pneumonia e problemas cardiovasculares, anunciou a família em comunicado. O antigo vice-presidente norte-americano, ocupou o cargo de 2001 a 2009, durante os dois mandatos de George W. Bush.
Considerado um dos arquitetos da chamada "guerra contra o terrorismo", definiu a resposta dos EUA aos atentados do 11 de setembro e foi determinante na guerra dos EUA contra o Iraque.
Conservador de linha dura, é muitas vezes recordado como um dos vice-presidentes mais importantes da história dos Estados Unidos.
"Agradecemos tudo o que Dick Cheney fez pelo nosso país", acrescentaram no comunicado citado pelos meios de comunicação norte-americanos, em que se destaca também o papel da sua mulher, Lynne, e das duas filhas do casal na vida do político.
Dick Cheney, que também teve a pasta da Defesa na administração norte-americana, foi um dos pilares do Partido Republicano, mas nas eleições de 2024 afirmou que não votaria em Donald Trump, mas na sua adversária democrata Kamala Harris.
- Com Lusa

