Congresso PSD: Moção de Rui Rio aprovada por "maioria clara"
JOSÉ COELHO

País

Congresso PSD: Moção de Rui Rio aprovada por "maioria clara"

Os discursos e intervenções que marcaram o segundo dia do 38.º Congresso do PSD em Viana do Castelo.

Todo o direto

José Eduardo Martins apela a reflexão interna sobre perda de votos

O ex-deputado do PSD José Eduardo Martins apelou a uma "reflexão interna" sobre a perda de votos do partido, considerando que os sociais-democratas estão "entalados entre uma direita reacionária e uma esquerda cada vez mais revolucionária e folclórica".

"Apreciei muito esta discussão, esta catadupa de intervenções com apelos à unidade e críticas ao outro lado que não foi o nosso. Apesar de tudo este é o primeiro congresso depois de uma derrota eleitoral grave que deixou um PS incapaz das reformas que Portugal precisa, que não governa para fazer, governa para estar, à frente dos destinos do país", disse o antigo secretário de Estado, numa intervenção já perto da suspensão dos trabalhos para jantar.

Os nomes que Rio propõe para a direção do PSD

Na comissão política, entram dois novos vice-presidentes: André Coelho Lima e Isaura Morais. Saem Elina Fraga e José Manuel Bolieiro. Os restantes quatro vice-presidentes mantém-se: Salvador Malheiro, David Justino, Morais Saarmento e Isabel Meirelles.

José Silvano também se mantém como secratário-geral do PSD. Paulo Rangel é o número 1 da lista de Rio para o Conselho Nacional. Fernando Negrão idera a lista para o Conselho de Jurisdição do partido.