Contas Poupança

PPR há muitos, mas este comparador ajuda a escolher o melhor para si

Os Planos Poupança Reforma (PPR) são uma das principais formas de começar a preparar a reforma em Portugal, mas há centenas de PPR, cada um deles com rendimento e características diferentes e há muitos que até dão prejuízo. O Contas-Poupança desta semana mostra-lhe um comparador que ajuda a fazer a melhor opção.

Loading...

Dois milhões de portugueses têm um PPR. O problema é que poucos sabem como funcionam e muitas vezes o PPR que escolheram está a dar prejuízo em vez de lucro, sem se aperceberem.

Não se esqueça de que se já tem um PPR pode transferi-lo para um que renda mais, e se ainda não tem, deve procurar o que for melhor para si.

Para o ajudar, a Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) criou um comparador de PPR. Chama-se plataforma de comparação de Planos Poupança Reforma e tem centenas de produtos para comparar.

Há três categorias principais: os PPR Fundos de pensões, os Fundos PPR (sem capital garantido) e os Seguros PPR (com capital garantido). A maior parte dos portugueses foge do risco a sete pés.

Este comparador da ASF, que o Contas Poupança lhe mostra neste programa, é um grande avanço para ter mais informação. Pode estar a desperdiçar centenas ou até milhares de euros por não mudar para um PPR mais rentável do que o seu atual.

Habitualmente, uma pessoa que quer fazer um PPR vai ao seu banco de sempre e pergunta qual é o melhor PPR que tem. O comparador faz o contrário: escolhe o melhor PPR em Portugal para si e depois vai fazê-lo onde ele estiver.

Caso queira encontrar os PPR que não estão neste comparador, deve consultar também a página da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), que tem mais fundos PPR, e há também outros que não estão em nenhuma das duas listas.

Há PPR para todos os gostos, rentabilidades e riscos diferentes. Basta comparar.