Perdidos e Achados

Recupera e actualiza histórias, pessoas e locais que foram notícia e de que nunca mais ouvimos falar.

  • Os 50 anos de carreira de Tozé Brito
    18:21

    Perdidos e Achados

    Vozes que não se esquecem, as que ainda hoje cantam as canções escritas por Tozé Brito. Ele próprio intérprete, além de compositor. Tozé Brito está este ano a celebrar 50 anos de carreira, que vale a pena revisitarmos no Perdidos e Achados. É provável que alguns não saibam, mas é ele o autor de alguns dos maiores sucessos de sempre da música nacional.

    Perdidos e Achados

  • A história do Metro de Lisboa
    20:00

    Perdidos e Achados

    O Perdidos e Achados faz uma viagem pela história do Metropolitano de Lisboa. Já lá vão quase 58 anos desde que começou a circular debaixo da capital. Inaugurado com 11 estações, hoje o Metro de Lisboa tem 56 e transporta por ano mais de 150 milhões de passageiros.

    Perdidos e Achados

  • Um Lugar ao Sol
    17:05

    Perdidos e Achados

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

    Perdidos e Achados

  • Lixo, para que te quero?
    23:17

    Perdidos e Achados

    A palavra reciclagem entrou na vida dos portugueses há 20 anos. Anúncios como o do chimpanzé Gervásio ou das crianças do ecoponto ficaram na memória de muitos (lembra-se?). Mas afinal em que se transforma o lixo que reciclamos?

    Perdidos e Achados

  • Os Dias da Rádio
    17:07

    Perdidos e Achados

    Dia 13 de Fevereiro assinala-se o Dia Mundial da Rádio. No Perdidos e Achados fomos à procura de figuras que marcaram os dias em que a rádio era uma rádio de autor. Atualmente, o dominío das playlists de música, deixa a conversa em segundo plano. Júlio Isidro, Herman José, Aurélio Carlos Moreira e Catarina Miranda traçam um retrato da rádio de ontem e de hoje. 

  • A Mulher Ideal
    17:54

    Perdidos e Achados

    Portugal está no fundo da tabela da União Europeia no que diz respeito à igualdade de género. Pior, só a Roménia e Eslováquia, segundo dados de 2012, do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. No Perdidos e Achados, regressamos aos anos 60, onde o ideal feminino era o de boa esposa e boa mãe, e onde um concurso chamado "Mulher Ideal" sublinhava essa condição. Cinquenta anos depois, reencontramos algumas das vencedoras do concurso. Com elas e as gerações seguintes, de filhos e netos, olhamos para as mudanças dos últimos anos da condição feminina.

    Perdidos e Achados

  • Uma Noite para Esquecer

    Perdidos e Achados

    Na madrugada de 23 de dezembro de 2009 um temporal com ventos de mais de 200 km por hora varreu a zona do oeste. O epicentro foi santa cruz, onde o parque de campismo ficou destruído, mas os estragos estenderam-se por vários concelhos.

    Perdidos e Achados

  • ''O Lugar do Morto''

    Perdidos e Achados

    No Perdidos e Achados recordamos um filme que marcou os anos 80 : ''O Lugar do Morto'' do realizador António Pedro Vasconcelos. O filme foi um êxito de bilheteira e ainda hoje é uma referência no panorama da sétima arte em Portugal.

    Perdidos e Achados