Luís Manso

Luís Manso

Jornalista

  • A realidade das notícias falsas na luta política em Portugal

    Reportagem Especial

    As notícias falsas devem começar a ganhar terreno nas redes sociais em Portugal, a pouco menos de um ano das próximas legislativas. O aviso é feito a partir do Observatório da Comunicação, que considera que as mentiras que circulam online, como ataque político, vão fazer parte do nosso quotidiano, sem se saber ainda se, de alguma forma, vão beneficiar alguns dos candidatos.

    Luís Manso

  • Blogue Direita Política defende combate às Fake News

    País

    Um dos espaços com maior destaque nas redes sociais é o Direita Política. Tem um blogue e tem no Facebook dezenas de milhar de seguidores. Usa argumentos, a partir do que salta da atualidade, para criticar a esquerda. Chegou a partilhar a notícia falsa, do suposto relógio milionário de Catarina Martins. A publicação acabou por ser apagada, assim que se descobriu que se tratava de uma Fake News. À SIC, por email, Beatriz Sousa, uma das responsáveis pelo blogue assegura que este é um espaço de verdade: "Jamais produzimos ou queremos contribuir para as Fake News em Portugal", garante.

    Luís Manso

  • Gato Político assanhado contra as Fake News...

    País

    As linhas em defesa da direita entram no Gato Político. O blogue abre caminho para a página no Facebook e é no espaço da rede social que se desenrola a conversa e a troca de ideias. "O Gato Político não se enquadra na definição de Fake News por se tratar de uma página de comentário político, não de notícias", escreve o responsável por este espaço, num conjunto de respostas, por e-mail, enviadas à SIC.

    Luís Manso

  • Esperados milhares de fãs no Festival da Eurovisão em Lisboa
    2:17

    Cultura

    O Festival Eurovisão da Canção está oficialmente em Lisboa. A passagem de testemunho, entre Kiev e a capital portuguesa, aconteceu ao início esta segunda-feira. São esperados milhares de fãs, jornalistas e elementos da organização, num evento que a autarquia espera ter um forte impacto no turismo da cidade.

    Luís Manso

  • Pink e Justin Timberlake no Super Bowl
    2:01

    Cultura

    Os nomes que vão subir ao palco do Super Bowl, nos Estados Unidos da América, já são conhecidos. Pink vai cantar o hino e Justin Timberlake fica com o intervalo do jogo. O evento, que é sempre muito apetecido para a publicidade, promete uma surpresa.

    Luís Manso