Skip to content
  • SIC
  • Opto SIC
  • SIC Notícias
  • Famashow
  • Expresso
SIC Notícias

Os seus olhos no mundo e no futuro
Site provisório

SIC Notícias

Vídeos, Última Hora, Portugal e Mundo ao minuto

Menu
  • Direto
  • País
  • Mundo
  • Economia
  • Desporto
  • Cultura
  • Opinião
  • Conflito Rússia-Ucrânia
  • Oceanos
  • Programas
  • Podcasts
  • Web Stories
Menu
Vacinação em Portugal.
Coronavírus, País

Covid-19: registadas 21.595 suspeitas de reações adversas às vacinas em Portugal

Até final do ano passado.

09:20 10 Janeiro, 2022 15:27 12 Janeiro, 2022 | Lusa

Mais de 21.500 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal até final do ano passado e houve 116 casos de morte comunicados em idosos, sem que esteja demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.

De acordo com o último relatório a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, até ao dia 31 de dezembro foram notificadas 21.595 reações adversas (uma por cada 1.000 vacinas administradas), 6.939 das quais consideradas graves, mas o Infarmed insiste que “as reações adversas às vacinas contra a covid-19 são pouco frequentes, com cerca de um caso em mil inoculações”, um valor que se tem mantido estável ao longo do tempo.

A maior parte das reações adversas (10.993) são referentes à vacina da Pfizer/BioNtech (Comirnaty), seguindo-se a da AstraZeneca (Vaxzevria), com 6.166, a da Moderna (Spikevax), com 2.440, e a da Janssen, com 1.878 casos.

O Infarmed sublinha, contudo, que estes dados “não permitem a comparação dos perfis de segurança entre vacinas”, uma vez que foram utilizadas em subgrupos populacionais distintos (idade, género, perfil de saúde, entre outros) e “em períodos e contextos epidemiológicos distintos”.

No total de 19.648.216 doses administradas, o Infarmed registou 21.595 casos de reações adversas, das quais 6.939 graves (32%), entre elas 116 casos de morte entre pessoas com uma média de 77 anos de idade.

“Os casos de morte ocorreram num grupo de indivíduos com uma mediana de idades de 77 anos e não pressupõem necessariamente a existência de uma relação causal entre cada óbito e a vacina administrada, decorrendo também dentro dos padrões normais de morbilidade e mortalidade da população portuguesa”, escreve o Infarmed.

O relatório acrescenta ainda que, dos casos de reações adversas classificados como graves, “cerca de 85% dizem respeito a situações de incapacidade temporária (incluindo o absentismo laboral)”.

Da reações adversas graves, o relatório diz que 4.172 (19,3%) foram classificadas como clinicamente importantes, 1.698 (7,9%) provocaram alguma incapacidade, 742 (3,4%) precisaram de hospitalização, 208 (1%) representaram risco de vida e 116 (0,5%) resultaram em morte.

Por grupo etário, o que mais casos de efeitos adversos graves registou foi o dos 25 aos 49 anos (3.217 casos), aquele que teve também o maior número de vacinas administradas (5.981.217).

Seis casos notificados em crianças dos 5 aos 11 anos

No relatório, a Autoridade do Medicamento dá conta de seis casos notificados em crianças dos 5 aos 11 anos, que incluem “arrepios, dor no local de vacinação, mal-estar geral, pirexia, petéquias e um caso de miocardite, sendo que este último ocorreu em criança de 10 anos com evolução clínica de cura”.

Para a faixa etária dos 12-17 anos, foram registados 97 casos graves, na sua maioria referentes a situações “já descritas na informação das vacinas”, tais como casos de síncope ou pré-síncope reações de tipo alérgico, que dependem do perfil individual do vacinado.

“São casos que motivaram observação e/ou tratamento clínico, mas todos tiveram evolução positiva e sem sequelas”, refere o Infarmed, sublinhando que 13 destes casos foram notificados como mio/pericardite, “possivelmente associados à vacina de mRNA em utilização no programa de vacinação atual”, que se mostraram “de gravidade moderada” e apresentaram “evolução favorável após tratamento adequado”.

“De salientar que a miocardite e a pericardite são doenças inflamatórias de etiologia variada, normalmente associadas, sobretudo nesta faixa etária, a infeções virais, o que dificulta o estabelecimento de uma relação causal com a vacina”, insiste o Infarmed.

No que se refere à distribuição por género, o relatório do Infarmed dá conta de uma maior preponderância de notificação de reações adversas por parte do género feminino, a tendência normal de notificação para qualquer outro medicamento.

“Pensa-se que isto possa dever-se a uma maior atenção das mulheres à sua saúde, bem como ao seu maior interesse por temáticas da área da saúde e bem-estar”, diz a autoridade do medicamento.

10 reações mais notificadas

As 10 reações mais notificadas referem-se a casos de pirexia/febre (4.874), cefaleia/dor de cabeça (4.810), mialgia (dor muscular (4.463), dor no local da injeção (4.011), fadiga (2.419), calafrios (2.062), náusea (1.770) e dor generalizada (1.538).

Foram ainda registados casos de artralgia/dor articular (1.502), tonturas (1.258), mal estar geral (1.236), dor nas extremidades corporais (1.224), linfadenopatia/aumento de volume dos gânglios linfáticos (971), astenia/fraqueza orgânica (921) e vómitos (908).

“Na maioria dos casos, o desconforto causado por estas reações resolve em poucas horas ou dias, sem necessidade de intervenção médica, e sem sequelas”, refere o relatório, que acrescenta que foi recebido “um número pouco significativo de notificações de casos identificados como relacionados com a vacinação com a dose de reforço” e que as mais notificadas foram a mialgia/dor muscular (38 casos), pirexia/febre (29), cefaleia/dor de cabeça (28), calafrios (24) e artralgia/dor articular (19).

Saiba mais

  • Covid-19: Cerca de 60 mil crianças iniciaram vacinação no sábado
  • Menos de 50% de crianças vacinadas no início do 2.º período
  • Covid-19: vacinadas 250 mil crianças entre 5 e 11 anos
  • Covid-19: grávida não vacinada em estado grave no Hospital São João
  • Covid-19: peritos britânicos dizem que quarta dose da vacina ainda é desnecessária
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Em Destaque

País

Direitos dos passageiros: o que deve fazer em caso de cancelamento de voo, atraso ou perda de bagagem

13:45 5 Julho, 2022 14:09 5 Julho, 2022 | SIC Notícias
País

Encontrado corpo de mulher no rio Tejo junto aos terminais da Silopor na Trafaria

13:21 5 Julho, 2022 13:42 5 Julho, 2022 | Lusa
Conflito Rússia-Ucrânia,Mundo

Turquia investiga origem dos cereais transportados no navio russo apreendido no domingo

08:43 5 Julho, 2022 11:38 5 Julho, 2022 | SIC Notícias
Mundo

Países membros da NATO assinaram protocolos de adesão da Suécia e Finlândia

11:47 5 Julho, 2022 14:26 5 Julho, 2022 | Lusa
Dados
Opinião,País,Saúde e Bem-Estar

Dados lançados: o que se joga na saúde 

07:27 5 Julho, 2022 09:51 5 Julho, 2022 | Tiago Correia, professor de Saúde Pública e comentador SIC
Mundo

Antiga primeira-dama de Angola e médico pessoal de José Eduardo dos Santos alvo de queixa por tentativa de homicídio

00:10 5 Julho, 2022 08:23 5 Julho, 2022 | SIC Notícias
Economia,Mundo

China: imobiliárias aceitam melancias, trigo ou alho em troca de descontos para compradores

08:18 5 Julho, 2022 11:06 5 Julho, 2022 | Lusa e SIC Notícias
Mundo

Identificada nova espécie de nenúfar gigante, a primeira em mais de um século e a maior do mundo

07:33 5 Julho, 2022 13:41 5 Julho, 2022 | SIC Notícias
EasyJet
Mundo

Jovem britânico detido por falsa ameaça de bomba a bordo de um avião

13:27 5 Julho, 2022 14:24 5 Julho, 2022 | SIC Notícias
Desporto

Calendário da I e II ligas portuguesas de futebol é conhecido hoje

07:54 5 Julho, 2022 08:12 5 Julho, 2022 | Lusa

Últimas

  • Já há data para o debate da moção de censura ao Governo apresentada pelo Chega
  • Continuam as operações de resgate nos Alpes italianos
  • Objetivos da “operação militar especial” russa na Ucrânia vão cumprir-se, garante Moscovo
  • “Em breve, voltará a ser nosso”: Ucrânia estabelece linhas defensivas na região de Donetsk
  • Vendas de veículos elétricos: Tesla destronada por fabricante chinesa

Web Stories

  • Benefícios do consumo de cerveja para o aparelho digestivo
    Benefícios do consumo de cerveja para o aparelho digestivo
  • Cientistas descobrem como os protetores solares contribuem para matar os corais
    Cientistas descobrem como os protetores solares contribuem para matar os corais
  • 100 anos de história do Teatro Maria Vitória
    100 anos de história do Teatro Maria Vitória
  • “Varroa destructor”, o parasita que está a obrigar ao  “bloqueio de abelhas” na Austrália
    “Varroa destructor”, o parasita que está a obrigar ao “bloqueio de abelhas” na Austrália
  • Viagem ao futuro: projeto idealiza um hotel aéreo que paira sobre as nuvens “movido a energia nuclear”
    Viagem ao futuro: projeto idealiza um hotel aéreo que paira sobre as nuvens “movido a energia nuclear”

Opinião

  • Questão das armas é um problema “estrutural” e “está para durar”: nos EUA “ninguém está a salvo”
    Questão das armas é um problema “estrutural” e “está para durar”: nos EUA “ninguém está a salvo”
  • Dados lançados: o que se joga na saúde 
    Dados lançados: o que se joga na saúde 
  • Russa condenada por divulgar notícias e Musk convidado para viver na Rússia: a análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro
    Russa condenada por divulgar notícias e Musk convidado para viver na Rússia: a análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro
  • Linhas Vermelhas: crise no Governo e a tomada de posse do novo líder do PSD
    Linhas Vermelhas: crise no Governo e a tomada de posse do novo líder do PSD
  • Lembrando Peter Brook, cineasta
    Lembrando Peter Brook, cineasta

Conteúdos patrocinados

  • Prémio BPI “la Caixa” Infância – candidaturas 2022
    Prémio BPI “la Caixa” Infância – candidaturas 2022
  • Consultores Portugueses da Remax entre os 100 melhores do Mundo
    Consultores Portugueses da Remax entre os 100 melhores do Mundo
  • O caminho para futuros empreendedores
    O caminho para futuros empreendedores
  • Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores – Candidaturas 2022
    Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores – Candidaturas 2022
  • O serviço de embalagem e envio que faz mais pelo seu negócio
    O serviço de embalagem e envio que faz mais pelo seu negócio
  • País
  • Mundo
  • Economia
  • Desporto
  • Cultura
  • Saúde e Bem-Estar
  • Opinião
  • Programas
  • Podcasts
  • Tenho Cancro E Depois?
  • Janela de Esperança
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
Configurações de privacidade
©2022 SIC Notícias