Cultura

Janelle Monáe e Fatboy Slim hoje no festival MEO Sudoeste

O festival de música Meo Sudoeste prossegue  hoje na Zambujeira do Mar, com os regressos de Janelle Monáe e Fatboy Slim,  mas os primeiros sons a serem escutados no recinto serão de portugueses,  como Tiago Bettencourt e Skalibans. 

Jon Furniss

Na Herdade da Casa Branca, um recinto com vários palcos e acesso a zona  de campismo, próximo da Zambujeira do Mar (Odemira), destacam-se hoje os  concertos da cantora norte-americana Janelle Monáe, que se prepara para  editar o álbum "The Electric Lady", e do DJ britânico Fatboy Slim, antigo  membro dos Housemartins, que se virou para a eletrónica os anos 1990. 

No palco principal estarão ainda o músico (e surfista) norte-americano  Donavon Frankenreiter, que transformou um hobby - a música - numa coisa  séria, com cinco álbuns editados e a ajuda de outro músico amigo, Jack Johnson.  Já de madrugada entrará em cena o DJ algarvio Pete Tha Zouk. 

Aquele palco abrirá com o músico português Tiago Bettencourt que, no  ano passado, editou um álbum acústico, no qual revisita todo percurso musical,  a solo e com os Toranja. 

Nos restantes palcos do festival, os sons do reggae - ou derivados dele  - fazem-se com os portugueses Skalibans, com o jamaicano e discípulo rastafari  Capleton e, depois dele, a dupla portuguesa Rastafire Sound. 

No plano nacional, destaque ainda para os Ninja Kore e, num registo  blues folk, para o guitarrista Frankie Chavez. 

A 17ª edição do festival Meo Sudoeste termina no domingo, dia 11. 

Lusa

 

  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacina em Portugal e o destino da maioria foi para pessoas com mais de 80 anos. O ritmo médio semanal dos últimos dias abrandou ligeiramente. Portugal é agora o 8.º país da União Europeia com mais doses administradas (14.ª se considerarmos os Estados-membros com mais vacinas completas). Veja os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (pelo menos 101 países já o iniciaram)

    Bruno Castro Ferreira e Sofia Miguel Rosa