Cultura

Grada Kilomba pela 1ª vez em Portugal

Grada Kilomba pela 1ª vez em Portugal

A artista portuguesa Grada Kilomba vai expor, pela primeira vez, em Portugal. "Secrets to Tell" é a exposição de arte contemporânea que traz ao MAAT e que pretende alertar para as problemáticas do passado colonial e do racismo.

"Secrets to Tell" é inaugurada no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), às 19:00, e "The Most Beautiful Language", na Galeria Avenida da Índia, às 18:00, de acordo com as respetivas organizações.

No MAAT, a artista, nascida em Lisboa, com raízes em São Tomé e Príncipe e Angola, mostra "Secrets to Tell", com curadoria de Inês Grosso, uma exposição que inaugura a programação do Project Room, e abre ao público esta sexta-feira.

Pensada a partir da videoinstalação "The Desire Project", obra especialmente concebida para a 32.ª Bienal de São Paulo (2016), é também uma das mais recentes aquisições da Coleção de Arte da Fundação EDP, segundo o museu.

A obra de Grada Kilomba, artista interdisciplinar que vive e trabalha em Berlim, aborda habitualmente questões suscitadas pelo discurso em torno das ideias de género, raça, trauma e memória, no âmbito das problemáticas atuais sobre o colonialismo e pós-colonialismo, no início do século XXI.

Embora seja mais conhecida pelo seu percurso como escritora, Kilomba tem vindo a explorar práticas artísticas experimentais e interdisciplinares, utilizando e combinando diferentes meios de expressão, desde a performance e a videoinstalação, até leituras de palco e palestras que criam uma interface entre texto e imagem, linguagem artística e linguagem académica.

"The Most Beautiful Language" é outra exposição da mesma artista que é inaugurada na Galeria Avenida da Índia, em Lisboa, Belém, na quinta-feira, às 18:00, organizada pelas Galerias Municipais de Lisboa/EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), com curadoria de Gabi Ngcobo.

Neste espaço, a artista usa a instalação de vídeo, a leitura encenada, a performance, a colagem de texto e a instalação de som para questionar como os corpos podem representar a língua.

A par das exposições, vão decorrer conversas a partir da obra de Grada Kilomba no Teatro Maria Matos, a 28 de outubro, 18:30, e no espaço Hangar, a 03 de novembro, às 19:00.

  • Exposição Ana Hatherly na Gulbenkian
    2:12

    Cultura

    A relação da artista Ana Hatherly com o período do barroco é o tema da nova exposição da Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Para ver há objetos, obras e documentos do século XVI, XVII e XVIII, expostos lado a lado, com a obra da artista portuguesa, que faleceu há dois anos.

  • "Marilyn unseen by Milton Greene" estreia quarta-feira
    3:58

    Edição da Manhã

    Esta quarta-feira, 25 de outubro, Marilyn Monroe volta a ser notícia. Em estreia mundial, a exposição "Marilyn unseen by Milton Greene" é inaugurada em dois centros comerciais do país, onde algumas das fotografias mais emblemáticas do fotógrafo americano poderão ser vistas. Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing da Sonae Sierra, esteve na Edição da Manhã.

  • MAAT é finalista do World Building of the Year

    Cultura

    O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é um dos finalistas da 10.ª edição do World Building of the Year, um dos maiores prémios de arquitetura do mundo. O artigo foi publicado pela cadeia de televisão norte-americana CNN e destaca o museu de Lisboa como "uma estrutura abrangente localizada nos limites da cidade e que complementa um vasto corpo de água diante dela".