Cultura

"The Shape of Water" e "Big Little Lies" lideram nomeações dos Globos de Ouro

"The Shape of Water"

IMDB

O filme "The Shape of Water", do realizador mexicano Guillermo del Toro, lidera, com sete nomeações, os prémios de cinema e televisão Globos de Ouro, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Estados Unidos, foi esta segunda-feira anunciado.

Entre as sete nomeações de "The Shape of Water", de Guillermo del Toro, filme ainda inédito em sala em Portugal, estão as de melhor drama, realização, argumento e representação feminina principal e secundária com Sally Hawkins e Octavia Spencer, respetivamente.

Este é o primeiro anúncio de prémios de maior relevância da indústria de Hollywood, depois dos escândalos sexuais denunciados este ano e que atingiram várias figuras públicas norte-americanas, em particular o produtor Harvey Weinstein e o ator Kevin Spacey.

Para o Globo de Ouro de melhor drama estão ainda indicados "Chama-me pelo teu nome", de Luca Guadagnino, "Dunkirk", de Christopher Nolan, "The Post", de Steven Spielberg, e "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", de Martin McDonagh.

No entanto, na categoria de melhor realização estão estes cineastas, exceto Luca Guadagnino. No lugar dele está Ridley Scott, por conta do filme "All the money in the world", que acaba por ser falado sobretudo pela substituição no elenco de Kevin Spacey por Christopher Plummer, devido a acusações de assédio sexual de Spacey.

Aliás, Christopher Plummer, que rodou as cenas de Kevin Spacey já quando filme estava praticamente concluído, está nomeado para o Globo de Ouro de melhor ator secundário. Pelo filme, Michelle Williams está indicada para melhor atriz de drama.

Para o prémio de melhor comédia ou musical foram escolhidos "Foge", de Jordan Peele, "Um desastre de artista", de James Franco, "O grande showman", de Michael Gracey, "I, Tonya", de Craig Gillespie, e "Lady Bird", de Greta Gerwig.

Na representação feminina, Jessica Chastain, Sally Hawkins, Frances McDormand, Meryl Streep e Michelle Williams estão nomeadas para melhor atriz de drama e Judy Dench, Helen Mirren, Margot Tobbie, Saoirse Ronan e Emma Stone na categoria de musical ou comédia.

Na representação masculina, em comédia ou musical foram escolhidos Steve Carell, Ansel Elgort, James Franco, Hugh Jackman e Danuel Kaluuya, e em drama Timothée Chalamet, Danuel Day-Lewis - naquela que será a despedida do ator na representação -, Tom Hanks, Gary Oldman e Denzel Washington.

O filme "A paixão de Van Gogh" foi nomeado para melhor animação, ao lado de "Coco", "Ferdinando", "The boss baby" e "The breadwinner".

Para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro foram escolhidos "O quadrado" (Suécia), "Uma mulher fantástica" (Chile), "First They Killed My Father" (Camboja), "In the Fade" (Alemanha/França), "Loveless" (Rússia).

Nas categorias de televisão, a minissérie dramática "Big little lies", de David E. Kelly produzida pela HBO, lidera com seis nomeações, nomeadamente pelo desempenho das atrizes Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Laura Dern e Shailene Woodley.

A 75.ª edição dos Globos de Ouro acontecerá a 7 de janeiro em Beverly Hills, Califórnia, com apresentação de Seth Meyers.

Lusa