Cultura

Morreu R. Lee Ermey, o sargento Hartman de "Nascido para Matar"

Charles Sykes

O ator R. Lee Ermey, conhecido por interpretar o severo sargento Hartman no filme "Nascido para Matar" de Stanley Kubrick, morreu aos 74 anos, anunciou, no domingo, o agente.

"É com profunda tristeza que informo que R. Lee Ermey morreu durante a manhã de domingo, na sequência de complicações de uma pneumonia. Será lembrado por todos nós", disse o amigo e agente de longa data Bill Rogin.

Depois de servir 14 meses no Vietname, o então fuzileiro naval saltou da realidade para a ficção, estreando-se no filme "Apocalypse Now", de Francis Ford Coppola, em 1979.

Oito anos mais tarde, a interpretação de um sargento no filme "Full Metal Jacket" ("Nascido para Matar", na versão portuguesa), de Stanley Kubrick, também sobre a guerra do Vietname, valeu-lhe a nomeação para um Globo de Ouro.

Kubrick permitiu que o ator improvisasse, escrevesse e modificasse várias linhas do diálogo, além de se mostrar satisteito com a interpretação do ator, depois de dois, três takes, algo raro no realizador.

O intérprete também atuou nos três filmes do "Toy Story", emprestando a voz ao personagem Sarge, um trabalho que repetiu em séries como "Sponge Bob", "Os Simpsons" ou "Family Guy".

Lusa