Cultura

Cineasta John Carpenter recebe prémio de carreira no Festival de Cannes

Barry Brecheisen

John Carpenter receberá o "Carrosse d'or" a 15 de maio.

O realizador norte-americano John Carpenter vai ser distinguido em maio pela Sociedade Francesa dos Realizadores de Cinema, no âmbito do Festival de Cinema de Cannes, foi esta quinta-feira anunciado.

John Carpenter, 71 anos, mestre do cinema de terror, receberá o "Carrosse d'or" a 15 de maio por ser um "criador de emoções cruas, fantásticas e fora do normal. Um cineasta fundamental entre cinema clássico e cinema de género", referiu aquela organização em comunicado.

A Sociedade Francesa dos Realizadores de Cinema foi fundada em 1968 e é responsável pela organização da Quinzena dos Realizadores, um dos programas paralelos, e não competitivos do festival de Cannes.

Criado em 2002, o prémio "Carrosse d'or" é uma referência ao filme homónimo de Jean Renoir, de 1952, (com tradução portuguesa de "A comédia e a vida") e pretende distinguir "as qualidades inovadores, a audácia e intransigência do cinema de um realizador".

Com uma carreira de mais de 40 anos, John Carpenter é realizador, produtor, argumentista e músico, responsável por filmes de terror e fantástico como "A cidade dos malditos", "O nevoeiro", "A Bíblia de Satanás", "Veio do outro mundo" e "Regresso do mal".

O Festival de Cinema de Cannes decorrerá de 14 a 25 de maio em França e a programação completa será conhecida em meados de abril.

Lusa