Cultura

Morreu a cantora Dina

Gesco

Tinha 62 anos.

A cantora Dina morreu esta quinta-feira, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, aos 62 anos. Lutava contra uma fibrose pulmonar que a impedia de cantar. A cantora representou Portugal no Festival da Eurovisão, em 1992, com a música "Amor da Água Fresca".

Dina nasceu em Carregal do Sal, em Viseu, em 1956. Começou a pelo teatro, mas foi na música que descobriu a sua vocação.

Torna-se conhecida do grande público pela primeira participação no Festival RTP da Canção. Em 1980, apresenta o tema de sua autoria "Guardado em Mim" e vence o Prémio Revelação.

Voltou a participar no Festival RTP da Canção em 1982, com as músicas "Em Segredo" e "Gosto do Teu Gosto", tendo alcançado o 6.º lugar. Em 1992, venceu o festival e levou a canção "Amor de Água Fresca" à Eurovisão, onde conseguiu o 17.º lugar.

Em março de 2016, Dina anunciou ia deixar de cantar por sofrer de fibrose pulmonar.

No ano em que a cantora celebrou os 40 anos de carreira, 15 nomes da nova geração da música portuguesa deram concertos em Lisboa e no Porto, numa homenagem à cantora. Os espetáculos contaram com nomes como Ana Bacalhau, B Fachada, Best Youth, Da Chick, D'Alva, Márcia, Mitó, Samuel Úria e Tochapestana.

"A Dina era uma pessoa muito talentosa e vai deixar saudades"

As palavras são de Ana Bacalhau que, em direto para a SIC Notícias, lembrou ainda o "reportório muito vasto e muito importante" da cantora para a música portuguesa.

Da Chick lembra "homenagem muito bonita" a Dina

  • "Vamos a Jogo" com Helton e Ukra
    22:17