Cultura

Um destes filmes vai ser o candidato português aos Óscares

Iryna Shev

Iryna Shev

Jornalista

"Listen", "Mosquito", "Patrick" ou "Vitalina Varela" - o anúncio do filme selecionado será feito a 16 de novembro.

A seleção decorre entre os dias 2 e 15 de novembro. É neste período que os membros da Academia Portuguesa de Cinema vão votar naquele que acham o melhor filme nacional para ser o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional na 93ª edição dos Óscares.

Foram pré-selecionados quatro filmes

"Listen", de Ana Rocha de Sousa - a primeira longa-metragem da realizadora conta a história de uma família portuguesa emigrada no Reino Unido que vê a vida a andar para trás quando os serviços sociais britânicos lhes retiram a guarda das crianças, por suspeitas de maus tratos.

"Mosquito", de João Nuno Pinto - mostra as aventuras e a procura da glória de Zacarias, um soldado português, durante a Primeira Grande Guerra. É enviado para Moçambique, onde, abandonado pelo seu pelotão e a sofrer de malária, o jovem soldado nos leva numa viagem alucinante por um lado da história desta guerra que raramente é retratado.

"Patrick", de Gonçalo Waddington - Mário é um rapaz que foi sequestrado aos 8 anos e que depois se transforma em Patrick. É um filme sobre o tráfico de crianças, a pedofilia e a desagregação familiar.

"Vitalina Varela", de Pedro Costa - é a história de uma mulher cabo-verdiana de 55 anos que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Uma viagem que estava para acontecer há 25 anos.

O comité da pré-seleção é composto pelo realizador e produtor Gonçalo Galvão Teles, a atriz Isabel Abreu, o realizador Lauro António, o diretor de fotografia Miguel Sales Lopes, a realizadora Monique Rutler e ator e realizador Welket Bungué.

Depois de selecionado um destes quatro filmes, Portugal vai submete-lo à consideração da Academia, esperando quebrar o título de país que mais vezes submeteu longas-metragens à categoria de Melhor Filme Estrangeiro, sem nunca ter conseguido uma nomeação.

Adiada oito semanas, por causa da pandemia do novo coronavírus, a 93ª edição dos Óscares está marcada para 25 de abril de 2021, em Los Angeles. Os filmes contemplados poderão estrear-se até o final de fevereiro, ao contrário do habitual limite de 31 de dezembro.

  • O primeiro dia de Web Summit 

    Web Summit

    Acompanhe aqui as palestras do palco principal. Neste primeiro dia, passam pelo palco nomes como Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, o primeiro-ministro António Costa, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ou a atriz Gwyneth Paltrow.

    Em Direto

    SIC Notícias