Cultura

Concurso literário e audiovisual sobre "o que é ser português" arranca hoje

Iniciativa da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal anunciou hoje o lançamento de um concurso literário e audiovisual com o tema "O que é ser português", que visa estimular a reflexão em torno da história, cultura e identidade portuguesas.

No âmbito dos 380 anos da Restauração da Independência, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP) organizou este concurso, cuja primeira edição arranca hoje, que vai premiar os "melhores trabalhos" que se apresentem até 30 de março de 2021, anunciaram os promotores.

As obras candidatas devem apresentar-se sob a forma de ensaio, com um máximo de 3.000 palavras, ou em formato audiovisual, numa gravação com duração de dois a cinco minutos.

Os vencedores recebem um prémio monetário no valor de mil euros (para cada uma das duas categorias instituídas) e terão as suas obras publicadas e divulgadas pela Sociedade Histórica, o mesmo acontecendo com eventuais Menções Honrosas que venham a ser atribuídas, até ao limite máximo de duas por categoria.

A iniciativa "O Que é Ser Português?" visa "reforçar vínculos de pertença à identidade, língua e cultura portuguesas, bem como estimular a criatividade intelectual e artística dos portugueses e lusodescendentes, residentes em Portugal ou no estrangeiro", acrescentam.

O concurso está aberto a candidatos portugueses e lusodescendentes residentes em Portugal ou no estrangeiro, com mais de 18 anos.

O júri do concurso será designado até 31 de janeiro de 2021 e os premiados serão anunciados na data de aniversário da SHIP, 24 de maio de 2021, sendo os prémios entregues na mesma altura.

O regulamento é divulgado na página de Facebook e no 'site' da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.