Cultura

Obra de Van Gogh que não era exibida em público há 100 anos vai a leilão

Será a a estrela do leilão de arte impressionista que se realiza em Paris.

Um quadro de Vincent Van Gogh vai ser leiloado no próximo mês, em Paris, por um preço de venda que poderá rondar entre os cinco e os oito milhões de euros.

A obra, pintada num dos bairros mais famosos da capital francesa, não era exibida em público há 100 anos.

Chama-se “Cena de Rua em Montmartre” e foi pintada em 1887, durante o período que Van Gogh passou em Paris com o irmão. Mostra um casal a passear e duas crianças a brincar com um moinho de vento ao fundo.

Esta é a primeira vez que o quadro aparece em público. Esteve na posse de uma coleção particular francesa desde 1920. Vai ser vista, primeiro, em Amesterdão. Depois viajará para Hong Kong e, por fim, regressa a Paris onde será a estrela do leilão de arte impressionista que se realiza em março.

O leilão poderá ser acompanhado em todo o mundo por videoconferência ou por telefone, através da Casa de Leilões Stothebys.

  • O bicho homem em quatro episódios

    Opinião

    Gostava muito de partilhar o otimismo de Attenborough e de Bregman. Mas depois há episódios como o da Superliga. Ou o das vacinas concentradas no hemisfério Norte. E a esperança esvai-se. Como as superfícies geladas do Ártico no verão.

    Cristina Figueiredo