Cultura

A primeira exposição com realidade aumentada em Portugal

Ana Veloso

Ana Veloso

Repórter de Imagem

Francisco Carvalho

Francisco Carvalho

Editor de Imagem

Inaugurou este sábado, em Matosinhos, e vai estar aberta ao público até 6 de junho.

A primeira exposição com tecnologia de realidade aumentada em Portugal abriu este sábado, em Matosinhos, e chama-se "25 anos depois".

Só precisa de ter um telemóvel ou um tablet para conseguir ver as imagens em movimento das cerca de cem obras em exposição da Câmara Municipal de Matosinhos.

À entrada tem acesso a um QR Code, que lhe permite baixar uma aplicação. Depois de instalada, só tem de apontar a câmara do dispositivo móvel para uma das obras em exibição e consegue informações detalhadas, tanto dos quadros, como dos artistas.

A coleção tem mais de mil obras de arte, sendo que nos últimos 25 anos foram acrescentadas 400.

Em exibição há obras que nunca tinham sido expostas e estão disponíveis em três locais de Matosinhos: na galeria de arte, no átrio da entrada da Câmara Municipal e no museu da Quinta de São Tiago.

A coleção não remete para qualquer estilo ou época e tem entrada gratuita.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão