Cultura

Morreu a atriz Olympia Dukakis aos 89 anos

Mario Anzuoni

A atriz norte-americana esteve "muitos meses doente", anunciou o irmão.

A atriz norte-americana Olympia Dukakis, vencedora de um óscar pelo desempenho no filme "Feitiço da Lua" (1987), morreu no sábado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, aos 89 anos, anunciou a família.

O irmão, Apollo, comunicou na rede social Facebook o falecimento de Olympia Dukakis, "depois de muitos meses doente", mas sem precisar a causa da morte.

Olympia Dukakis também contracenou em filmes como "Olha quem Fala" (1989) e "O Professor" (1995).

A atriz foi nomeada três vezes para os prémios Emmy, em 1991, entre outros, pelo seu papel em "Lucky Day" em 1998.

Em 2019, participou na continuação da série "Tales of the City" ("Crónicas de São Francisco"), na Netflix, na qual interpretou a transexual Anna Madrigal.

Nascida a 20 de junho de 1930, em Lowell, Massachussetts, Olympia Dukakis trabalhou durante muitos anos no teatro e televisão, até alcançar êxito, aos 56 anos, no papel da mãe de Cher, na comédia "Feitiço da Lua" ("Moonstruck").

  • Merkel: mãe e verbo da Alemanha moderna

    Angela Merkel

    Carinhosamente chamada pelos alemães de "Mutti" (mãe), protagonizou um estilo único de fazer política na Alemanha. Não era uma grande oradora, nem fazia discursos inspiradores, mas a postura pragmática valeu-lhe respeito e admiração. "Merkeln" passou a ser verbo na Alemanha, em alusão à forma como a chanceler toma decisões.

    Ana Luísa Monteiro