Cultura

Equipa de cinema chega à estação espacial internacional para gravar primeiro filme no espaço

São russos e ultrapassaram o ator norte-americano Tom Cruise, que queria estrear-se a fazer um filme em órbita.

Em plena Guerra Fria, a União Soviética ultrapassou os Estados Unidos e colocou Yuri Gagarin no espaço. Foi o primeiro homem a orbitar a terra.

Sessenta anos depois, o ator norte-americano Tom Cruise, num projeto com NASA e à Space X de Elon Musk, queria ser o primeiro a filmar na estação espacial internacional mas, para já, revelou-se uma missão impossível.

A Rússia antecipou-se: uma atriz, um realizador e dois cosmonautas seguiram viagem rumo ao espaço. Partiram de uma base no Cazaquistão, onde foi lançado, em 1957, o Sputnik.

A 354 quilómetros da terra vão fazer o primeiro filme em órbita, numa viagem de 12 dias para contar a história de uma médica que tem como missão salvar um cosmonauta.

Capitão Kirk, de Star Trek, vai mesmo para o espaço

Às vezes a realidade supera a ficção e o capitão Kirk, de Star Trek, vai mesmo para o espaço.

William Shatner não será o primeiro ator a viajar para o espaço, mas a pessoa mais velha a fazê-lo, com 90 anos. A partida está marcada para dia 12 de outubro, no Texas, numa viagem da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos.

Grande fã de ficção científica, o empresário quis convidar o ator para se juntar a mais três tripulantes e será como que um regresso ao passado.

VEJA TAMBÉM: