Cultura

Ator Aston Kutcher conta que "é uma sorte estar vivo" depois de ter sofrido doença rara

Ator Aston Kutcher conta que "é uma sorte estar vivo" depois de ter sofrido doença rara
Mark Sagliocco
O norte-americano contou em entrevista que a doença afetou a sua capacidade de ver, ouvir e andar.

Aston Kutcher, ator que de 'Dois homens e meio', revelou que sofreu de uma forma rara de vasculite que afetou a sua visão, audição e capacidade motora.

As revelações foram feitas num episódio do programa "Running Wild with Bear Grylls: The Challenge, emitido na segunda-feira.

Durante a entrevista, Aston Kutcher contou a difícil condição que teve de enfrentar há três anos.

O ator de 44 anos confessou que desenvolveu uma forma rara da doença vasculite, que o afetou severamente. Disse mesmo que essa condição prejudicou a sua visão, audição e a capacidade de locomoção.

Há dois anos, tive uma forma estranha e super rara de vasculite que me destruiu a visão, a minha audição e retirou-me todo o meu equilíbrio.

Kutcher abordou ainda o processo de recuperação e, segundo o próprio, levou cerca de um ano até recuperar todas as capacidades perdidas.

Ninguém dá realmente valor até desaparecer, até dizer 'Não sei se alguma vez serei capaz de ver novamente, não sei se alguma vez serei capaz de ouvir novamente, não sei se alguma vez serei capaz de andar novamente.

Mais tarde nesse dia, o ator publicou um tweet, no qual afirmou que, atualmente, não sofre com nenhum efeito posterior da doença, e que já se encontra recuperado.

Vasculite, o que é?

A vasculite é uma condição que faz com que os vasos sanguíneos, (sejam capilares, veias ou artérias), ou alguns órgãos inflamem.

Qualquer órgão de qualquer parte do corpo pode ser afetado e, quando assim é, o seu bom funcionamento fica comprometido.

Potenciais causas

De acordo com a CUF, apesar de algumas vasculites não terem uma causa conhecida (vasculites primárias), outras estão associadas a outras infeções como hepatite, VIH, e a algumas doenças (vasculites secundárias) como lúpus, artrite reumatoide, ou doenças inflamatórias.

Alguns medicamentos e drogas também potenciam o aparecimento desta condição. Em suma, as vasculites devem-se a fatores genéticos ou a problemas no sistema imunitário.

Sintomas

  • Dor;
  • Mal-estar geral;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso.

Casal no apoio à Ucrânia

Kutcher tem sido uma figura ativa no que diz respeito à guerra na Ucrânia, uma vez que a sua esposa, Mila Kunis, nasceu no país agora invadido.

O casal tem protagonizado momentos de ativismo de modo a consciencializar as pessoas para a situação vivida no leste da Europa.

Ambos criaram, inclusive, uma angariação de fundos que já recolheu milhões de euros em ajuda direcionada para a Ucrânia, ação que lhes valeu uma videoconferência com Volodymyr Zelensky, que agradeceu o esforço do casal para com a nação ucraniana.

Últimas Notícias
Mais Vistos