Cultura

Morreu Issey Miyake, responsável pelas camisolas de gola alta de Steve Jobs

Morreu Issey Miyake, responsável pelas camisolas de gola alta de Steve Jobs
TORU YAMANAKA

Estilista japonês tinha 84 anos e sofria de cancro do fígado.

O estilista japonês Issey Miyake morreu a 5 de agosto, após uma luta contra um cancro do fígado, revelou a empresa do japonês esta terça-feira.

O estilista japonês construiu uma das maiores marcas de moda do Japão e era conhecido pelas suas peças com pregas ousadamente esculpidas, peças de roupa que não amarrotavam e golas altas negras, usadas pelo falecido CEO da Apple, Steve Jobs.

Miyake definiu uma era na história moderna do Japão, alcançando o estrelato na década de 70 entre uma geração de designers e artistas que alcançaram fama global, ao definir uma visão japonesa que era única do Ocidente.

As pregas de origem de Miyake transformaram o poliéster normal em poliéster mais refinado. Utilizou também a tecnologia informática na tecelagem para criar vestuário.

Ao longo dos anos, inspirou-se numa variedade de culturas e causas sociais, bem como em artigos do quotidiano - plástico, papel artesanal japonês, crina de cavalo, folha, fios, entre tantos outros.

Nascido em Hiroxima em 1938, Miyake foi também pioneiro nos papéis de género, tendo pedido à feminista Fusae Ichikawa nos anos 70 - quando estava nos seus 80 - para ser a sua musa, passando a mensagem de que o vestuário deve ser confortável e expressar a beleza natural das pessoas reais.

O seu gabinete confirmou que já se realizou um funeral privado e que não haverá outras cerimónias, de acordo com os desejos de Miyake.

Últimas Notícias
Mais Vistos