Cultura

Brad Pitt apresenta obras pela primeira vez numa exposição ao lado de Nick Cave

Brad Pitt apresenta obras pela primeira vez numa exposição ao lado de Nick Cave
Christopher Jue
As esculturas do ator norte-americano são o resultado de um processo de “autorreflexão”.

A estrela de Hollywood, Brad Pitt, revelou as suas obras num museu de arte em Tampere, na Finlândia. O ator surgiu ao lado do músico Nick Cave e do artista Thomas Houseago na exposição WE e surpreendeu os finlandeses ao apresentar as suas esculturas em público pela primeira vez.

A cerâmica não é uma forma de arte para Brad Pitt, mas sim um “tipo de desporto a solo, muito tranquilo e muito tátil”, admitiu à revista GQ, em junho.

O ator de 58 anos recusa chamar-se de artista, mas no fim de semana apresentou 9 trabalhos na exposição que se encontram no Museu de Arte Sara Hilden.

Esta é a primeira vez que a estrela de Hollywood, "basicamente autodidata", apresentou a sua arte em público, afirmou o Museu.

É importante sublinhar que a exposição não contém apenas obras de Brad Pitt. O artista de renome, Thomas Houseago, e o música de rock alternativo, Nick Cave, também se juntam ao painel de autores.

AS ESCULTURAS DO “AUTODIDATA”

As obras de Brad Pitt representam a “autorreflexão” a respeito de erros nos seus próprios relacionamentos, fez questão de admitir o ator norte-americano.

"Para mim, nasceu da propriedade a que eu chamo de um inventário radical do Eu, ao estar brutalmente honesto comigo, tendo em conta que aqueles que eu possa ter ferido".

Entre as obras de Brad Pitt estão um painel de gesso moldado que ilustra um tiroteio, com figuras humanas, e uma série de esculturas em forma de casa, montadas em pedestais em silicone, cada uma baleada com um calibre de diferente munição.

EXPOSIÇÃO WE

A exposição WE, tal como o nome indica (nós), está associada a um sentimento de união. E é precisamente isso de o artista Houseago quer deixar claro. Trata-se de uma incorporação de todas as formas de arte, cujo objetivo é transmitir esperança e inclusão.

Esta exposição é a primeira de Houseago em países nórdicos. A decisão de incluir os amigos Nick Cave e Brad Pitt na exibição foi tomada durante a pandemia da covid-19, estando relacionada com "eventos da vida pessoal" do artista, disse a principal curadora da mostra, Sarianne Soikkonen.

Os finlandeses foram apanhados de surpresa, uma vez que a presença de Brad Pitt e de Nick Cave não tinha sido anunciada previamente.

Últimas Notícias
Mais Vistos