Cultura

Retrato da vida de Frida Kahlo numa exposição imersiva em Lisboa

Loading...

A vida da pintora mexicana Frida Kahlo revela-se numa exposição que junta a componente multimédia com a interativa no Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras, em Lisboa.

"Frida Kahlo - A Vida de um Ícone" é o nome da exposição imersiva sobre a vida da pintora mexicana. Depois da passagem pelo Porto, a exposição pode ser vista em Lisboa no Reservatório da Mãe d´Água das Amoreiras.

O mundo de Frida Kahlo, numa projeção de 360 graus dá total destaque à experiência de vida da artista mexicana. O produtor executivo da exposição, Edoardo Canessa, explica que esta é uma "exposição totalmente centrada sobre a vida desta grande artista, desta grande mulher, desta grande lutadora que acreditamos que foi um ícone, mas ainda hoje é um grande ícone do feminismo, da luta, da resistência".

Quase 70 anos após a morte da artista ainda há muito para saber sobre a vida de Frida Kahlo. A exposição tenta transmitir uma viagem multissensorial aos visitantes a partir das cores fortes do México que também foram as da pintora, ligada às raízes e à tradição, mas também ao recurso de óculos de realidade virtual que permitem uma experiência imersiva pela vida da mulher que aos 18 anos teve um acidente, mas que foi capaz de transformar a dor em arte.

"O acidente foi tão difícil e tão duro que nunca tida tido a força de representá-lo porque precisaria de não sei quantos quadros para pintá-lo, então o que nós fizemos foi pintar através de uma série de telas holográficas de vários elementos simbólicos que representam esse triste momento", explica o produtor executivo exposição.

O acidente fez a autora ficar presa a uma cama, mas libertou a criatividade, expôs-se através da pintura, mas escondeu-se na roupa com um carisma que se mantém.

A exposição pode ser visitada até nove de abril de 2023 havendo várias sessões disponíveis das 17h às 20h30.

Últimas Notícias
Mais Vistos