Cultura

Governo quer saber de onde veio cada peça dos museus portugueses

Loading...

Será a primeira etapa no caminho de uma eventual devolução aos países de onde saíram.

O Ministério da Cultura vai fazer uma inventariação do património existente nos museus portugueses, para conhecer o país de proveniência de cada peça. Ainda não existe uma data para o arranque deste trabalho, mas no Museu de Arte Antiga, por exemplo, a catalogação das obras tem vindo a ser feita ao longo dos anos.

Recentemente, França devolveu dezenas de estatuetas de bronze ao Benim, de onde tinham sido retiradas em 1897 pelo exército britânico, que saqueou outras quatro mil obras no país africano. Apareceram, depois, em vários museus europeus.

À SIC, o Ministério da Cultura confirmou a notícia avançada pelo semanário Expresso sobre uma "inventariação fina" do património à guarda dos museus portugueses. Será a primeira etapa no caminho de uma eventual devolução aos países de onde saíram.

A SIC sabe que, ao Ministério, ainda não chegou nenhum pedido formal. Não há, ainda, uma data para o arranque do processo, nem está definida a equipa que deverá levar a cabo este detalhado trabalho de inventariação.

Últimas Notícias
Mais Vistos