Skip to content
  • SIC
  • Opto SIC
  • SIC Notícias
  • Famashow
  • Expresso
SIC Notícias

Os seus olhos no mundo e no futuro
Site provisório

SIC Notícias

Vídeos, Última Hora, Portugal e Mundo ao minuto

Menu
  • Direto
  • País
  • Mundo
  • Economia
  • Desporto
  • Cultura
  • Opinião
  • Orçamento do Estado
  • Conflito Rússia-Ucrânia
  • Programas
  • Podcasts
Menu
Serralves
Cultura, País

Professora catedrática Helena Freitas é a nova diretora do Parque de Serralves

Helena Freitas promete “dar maior expressão a um papel mais interventivo” do local com atividades de “promoção e divulgação” da ciência.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
18:43 18 Janeiro, 2022 18:43 18 Janeiro, 2022 | Lusa

A professora catedrática Helena Freitas é a nova diretora do Parque de Serralves e promete “dar maior expressão a um papel mais interventivo” do local com atividades de “promoção e divulgação” da ciência, foi anunciado.

Em comunicado, a Fundação de Serralves explica que Helena Freitas foi nomeada para o cargo pelo seu Conselho de Administração, destacando o seu “extraordinário curriculum na área académica” e o “desempenho de cargos públicos de enorme relevância em Portugal, na União Europeia e junto de organismos internacionais”.

Helena Freitas exercia já o cargo de Coordenadora Geral da equipe diretiva do Parque de Serralves desde agosto de 2020 e, refere o texto, neste cargo deu já inicio a um “ambicioso plano de trabalho de contínua valorização natural e estética do Parque, de desenho e avaliação dos conteúdos dos programas de educação para a sustentabilidade e de desenvolvimento de projetos integrados inseridos nas dinâmicas “do Parque de Serralves.

“Assumo agora formalmente a direção do Parque com o propósito de dar maior expressão a um papel mais interventivo do Parque de Serralves em atividades de promoção e divulgação da ciência e à programação para a sustentabilidade”, declara no texto Helena Freitas.

“Serralves é uma história de qualidade e de persistência”

Segundo a nova responsável pelo Parque de Serralves, naquele local “foi sempre possível harmonizar a estética do espaço com a diversidade dos elementos naturais, garantindo assim um usufruto pleno destas dimensões: da arte à cultura e à natureza.”

Para Helena Freitas “Serralves é uma história de qualidade e de persistência na procura da cumplicidade de saberes, dando primazia ao gosto pela revelação sublime da expressão humana, na sua arte e na sua criatividade”.

A presidente do Conselho de Administração de Serralves, Ana Pinho, destaca no texto que a nova diretora do Parque da Fundação tem “um profundo conhecimento das áreas de atuação da Fundação de que será responsável e aporta, pela sua enorme experiencia nacional e internacional e pela sua visão inspiradora, um pragmatismo que reforçará a centralidade da importância estratégica do Parque no projeto de Serralves”.

Quem é Helena Freitas?

Helena Freitas é doutorada em Ecologia pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a Universidade de Bielefeld, na Alemanha, e tem um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, nos EUA, tendo construído uma sólida carreira ligada à Academia, na investigação, docência e liderança de projetos, e à causa pública, onde exerceu funções parlamentares e governativas, tendo coordenado a Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

 Atualmente é Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desempenhou as funções de Vice-Reitora, entre 2011 e 2015, com o pelouro das Relações Institucionais, Museus e Desporto, e é detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, na mesma universidade.

É ainda Coordenadora da unidade de investigação Centre for Functional Ecology – science for people and the planet, coordenadora científica do FitoLab – Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes e integra o Conselho Científico do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Em Julho de 2019 foi selecionada para o Mission Board for Climate Change Adaptation, including Societal Transformation da Comissão Europeia, Programa Horizonte Europa, e em Agosto de 2019 foi nomeada Ponto Focal de Portugal para o IPBES – Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services (ONU).

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Em Destaque

Conflito Rússia-Ucrânia,Mundo

Ao minuto: Zelensky diz que 50 a 100 militares ucranianos estão a morrer todos os dias na frente oriental

07:33 23 Maio, 2022 10:10 23 Maio, 2022 | SIC Notícias
Conflito Rússia-Ucrânia,Mundo

Primeira-dama da Ucrânia diz que vive para o dia em que Zelensky “finalmente disser que acabou a guerra”

09:19 23 Maio, 2022 09:52 23 Maio, 2022 | SIC Notícias
Economia,Orçamento do Estado

OE 2022: votações na especialidade arrancam hoje com quase 1.500 propostas de alteração

07:44 23 Maio, 2022 09:23 23 Maio, 2022 | Lusa
Economia,País

Trabalhadores da CP do Porto estão hoje em greve

07:22 23 Maio, 2022 09:25 23 Maio, 2022 | SIC Notícias
Desporto

FC Porto festeja a conquista da Taça de Portugal

19:35 22 Maio, 2022 01:03 23 Maio, 2022 | SIC Notícias
Mundo

Homem morto na embaixada do Qatar em Paris

10:02 23 Maio, 2022 10:07 23 Maio, 2022 | SIC Notícias
Mundo

Nova Iorque declara estado de emergência para impedir aumento do preço de leite em pó para bebés

08:02 23 Maio, 2022 08:34 23 Maio, 2022 | Lusa
Mundo,Saúde e Bem-Estar

Israel e Suíça com casos de varíola dos macacos e Espanha aprova regras para evitar contágios

16:28 22 Maio, 2022 18:58 22 Maio, 2022 | Lusa
País

Fenómeno da “reduflação”: Deco pede atenção redobrada nas idas ao supermercado

18:30 21 Maio, 2022 15:56 22 Maio, 2022 | Lusa
Conflito Rússia-Ucrânia,Mundo

Morgan Freeman incluído na lista de quase 1.000 cidadãos dos EUA banidos da Rússia

09:43 23 Maio, 2022 09:46 23 Maio, 2022 | SIC Notícias
Economia,País

Crise no setor automóvel: qual é o impacto da falta de componentes?

21:04 22 Maio, 2022 10:08 23 Maio, 2022 | SIC Notícias
Luís Marques Mendes
Luís Marques Mendes,Opinião

Marques Mendes: “Não compete ao Presidente da República ser uma espécie de porta-voz da agenda do primeiro-ministro”

21:48 22 Maio, 2022 21:50 22 Maio, 2022 | Luís Marques Mendes

Últimas

  • Homem morto na embaixada do Qatar em Paris
  • Forças russas iniciam operação de desminagem na fábrica Azovstal
  • Morgan Freeman incluído na lista de quase 1.000 cidadãos dos EUA banidos da Rússia
  • Arménia e Azerbaijão concordam em avançar para acordo de paz
  • Primeira-dama da Ucrânia diz que vive para o dia em que Zelensky “finalmente disser que acabou a guerra”

Opinião

  • Guerra na Ucrânia: “As partes em conflito não conseguem encontrar a plataforma que possa levar ao êxito das conversações”
    Guerra na Ucrânia: “As partes em conflito não conseguem encontrar a plataforma que possa levar ao êxito das conversações”
  • Marques Mendes sobre PSD: próximo líder deve dar “grande prioridade às eleições europeias”
    Marques Mendes sobre PSD: próximo líder deve dar “grande prioridade às eleições europeias”
  • Marques Mendes: “Costa jogou limpo com Zelensky sobre União Europeia”
    Marques Mendes: “Costa jogou limpo com Zelensky sobre União Europeia”
  • Marques Mendes: “Não compete ao Presidente da República ser uma espécie de porta-voz da agenda do primeiro-ministro”
    Marques Mendes: “Não compete ao Presidente da República ser uma espécie de porta-voz da agenda do primeiro-ministro”
  • Leste/Oeste: os mistérios de Azovstal
    Leste/Oeste: os mistérios de Azovstal

Conteúdos patrocinados

  • Consultores Portugueses da Remax entre os 100 melhores do Mundo
    Consultores Portugueses da Remax entre os 100 melhores do Mundo
  • O caminho para futuros empreendedores
    O caminho para futuros empreendedores
  • Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores – Candidaturas 2022
    Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores – Candidaturas 2022
  • O serviço de embalagem e envio que faz mais pelo seu negócio
    O serviço de embalagem e envio que faz mais pelo seu negócio
  • País
  • Mundo
  • Economia
  • Desporto
  • Cultura
  • Saúde e Bem-Estar
  • Opinião
  • Programas
  • Podcasts
  • Tenho Cancro E Depois?
  • Janela de Esperança
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
Configurações de privacidade
©2022 SIC Notícias