Desporto

A rivalidade entre SC Braga e Vitória de Guimarães

O Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães são dois clubes com vários episódios de desacatos entre adeptos. A rivalidade entre as duas cidades ultrapassa o futebol, e é preciso recuar quase mil anos para perceber onde tudo começou.

  • Aberto inquérito aos confrontos em Guimarães
    2:21

    Desporto

    A Liga de Clubes vai abrir um inquérito aos incidentes ocorridos no domingo antes do jogo entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga. Pelo menos três polícias e três adeptos ficaram feridos. O ministro da Administração destacou a rapidez e a eficácia das forças de segurança, já Marcelo Rebelo de Sousa apelou a um ambiente de tolerância no desporto.

  • "Quase todos os anos há um historial de incidentes entre Guimarães e SC Braga"
    5:10

    Desporto

    Pelo menos seis pessoas ficaram feridas no domingo à noite, na sequência de confrontos antes do jogo entre o Vitória de Guimarães e o SC Braga. Em entrevista à SIC, Daniel Seabra explicou que o que se passou é um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos. O antropólogo e investigador de claques de futebol diz que não encontra nos discursos dos dirigentes desportivos um papel apaziguador.

  • Casuals, os adeptos da violência
    1:32

    Desporto

    Por trás dos episódios de violência junto aos estádios de futebol estão muitas vezes grupos sem qualquer adereço clubístico, e por isso, difíceis de identificar pelas autoridades. Os "casuals" chegaram a Portugal há cerca de 7 anos e são grupos que procuram violência em eventos desportivos.

  • Marcelo pede ambiente de tolerância no desporto
    0:25

    Desporto

    O Presidente da República escusou-se esta segunda-feira a particularizar quando questionado sobre o que aconteceu em Guimarães e sobre o boicote anunciado por Bruno de Carvalho. Marcelo Rebelo de Sousa volta a realçar a importância da tolerância e diálogo nos diferentes domínios da sociedade.