Desporto

Ronaldo, Patrício e Bernardo Silva candidatos a jogadores do ano

Reuters

Cristiano Ronaldo, Rui Patrício e Bernardo Silva são os nomeados para o prémio de jogador do ano na gala Quinas de Ouro, anunciou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os três futebolistas, membros da seleção portuguesa que jogou a Taça das Confederações, no verão de 2017, e que selou o apuramento para o Mundial 2018, são os candidatos ao troféu, que será atribuído na terceira edição da gala de prémios da FPF.

A próxima gala, marcada para 19 de março no Pavilhão Carlos Lopes, será a segunda desde que o organismo que tutela o futebol português se juntou à Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

O galardão de treinador do ano de futebol masculino tem como nomeados Leonardo Jardim, campeão francês ao serviço do Mónaco, Paulo Fonseca, campeão na Ucrânia com o Shakhtar, e o treinador campeão da I Liga Rui Vitória (Benfica).

No futebol feminino, Ana Borges (Sporting), a capitã da seleção Cláudia Neto, que jogava no Linkoping da Suécia em 2017 e agora representa o Wolfsburgo, e Joana Vieira, do Futebol Benfica, são as candidatas a jogadora do ano.

O futsalista Edgar Varela, do Sporting, disputa com os futebolistas internacionais Gonçalo Guedes e Rúben Dias o título de revelação do ano, enquanto no feminino o prémio será para as futebolistas Ana Capeta ou Joana Marchão, ambas do Sporting, ou a futsalista Ana Sofia Gonçalves (Benfica).

As escolhas do Conselho Quinas de Ouro, organismo de nomeação presidido por Luís Figo e composto por elementos da FPF, ANTF e SJPF, recaíram na seleção portuguesa de futebol, no campeão nacional Benfica e na equipa do Sporting de futsal, campeã nacional e finalista da UEFA Futsal Cup, para equipa do ano masculina.

Os nomes repetem-se na lista feminina, com a seleção A, estreante em fases finais de Europeus em 2017, a formação de futsal do Benfica e a equipa de futebol do Sporting.

Os premiados serão escolhidos por treinadores, futebolistas e adeptos, que podem votar num site dedicado à gala na Internet.

A cerimónia vai ainda premiar os melhores árbitros da temporada transata e revelar o onze do ano do futebol masculino e outro para o futebol feminino, estes últimos escolhidos pelo SJPF.

Lista de nomeados:

- Jogador português do ano futebol: Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp), Bernardo Silva (Mónaco, Fra e Manchester City, Ing) e Rui Patrício (Sporting).
- Jogadora portuguesa do ano futebol: Ana Borges (Sporting), Cláudia Neto (Linkoping, Sue e Wolfsburgo, Ale) e Joana Vieira (Futebol Benfica).
- Jogador do ano futebol de praia: Madjer, Bruno Torres e Jordan Santos.
- Jogador do ano futsal: João Matos (Sporting), Nilson (Sporting de Braga) e Ricardinho (Inter Movistar, Esp).
- Jogadora do ano futsal: Ana Azevedo (Vermoim), Ana Catarina Pereira (Benfica) e Inês Fernandes (Benfica).
- Jogador revelação do ano (21 anos ou menos em 2017): Edgar Varela (Sporting, futsal), Gonçalo Guedes (Paris Saint-Germain, Fra e Valência, Esp) e Rúben Dias (Benfica).
- Jogadora revelação do ano (21 anos ou menos em 2017): Ana Capeta (Sporting), Ana Sofia Gonçalves (Benfica, futsal) e Joana Marchão (Sporting).
- Treinador do ano futebol masculino: Leonardo Jardim (Mónaco, Fra), Paulo Fonseca (Shakhtar, Ucr) e Rui Vitória (Benfica).
- Treinador do ano futebol feminino: Francisco Neto (Seleção A), José João Marques (Sporting de Braga) e Nuno Cristóvão (Sporting).
- Treinador do ano futsal masculino: Joel Rocha (Benfica), Paulo Tavares (Sporting de Braga) e Nuno Dias (Sporting).
- Treinador do ano futsal feminino: Bruno Fernandes (Benfica), Luís Almeida (Novasemente/Cavalinho) e Pedro Nobre (Sporting).
- Treinador do ano futebol praia: José João Marques, Mário Miguel e Mário Narciso.
- Treinador do ano formação: João Tralhão (Benfica sub-19), Tiago Fernandes (Sporting sub-19) e João Couto (Sporting sub-17).
- Treinador revelação do ano: António Folha (FC Porto B), Daniel Ramos (Marítimo) e Nuno Manta Santos (Feirense).
- Equipa do ano masculina: Seleção A, Benfica e Sporting (futsal).
- Equipa do ano feminina: Seleção A, Benfica (futsal) e Sporting.

Lusa