Desporto

Luka Modric eleito melhor futebolista do mundo

Frank Augstein

O futebolista croata Luka Modric foi esta segunda-feira distinguido com o prémio The Best, atribuído pela FIFA ao melhor jogador do mundo na última época. Modric superiorizou-se assim a Cristiano Ronaldo e Mohamed Salah. Confira aqui todos os vencedores da noite.

Modric, que recebe este prémio pela primeira vez na carreira, junta o The Best à distinção como melhor jogador da UEFA na última temporada, atribuída em agosto.

Eric Gaillard

Além de campeão europeu e mundial pelo Real Madrid, Modric capitaneou a seleção croata a uma inédita presença na final do campeonato do mundo, prova em que foi distinguido como melhor jogador.

Kai Pfaffenbach

Cristiano Ronaldo, que não marcou presença na gala em Londres, procurava ser distinguido pela FIFA como melhor jogador do mundo pela sexta vez, enquanto Salah tentava, tal como Modric, uma distinção inédita. Ronaldo acabou em 2.º, à frente de Salah, que fechou o pódio.

Esta é a primeira vez desde 2007 que o vencedor do prémio de melhor do mundo não é atribuído a Ronaldo ou Messi. O último futebolista a lograr tal feito foi o antigo internacional brasileiro Kaká.

Arnd Wiegmann

Nos restantes prémios individuais, o selecionador francês Didier Deschamps foi distinguido como melhor treinador de futebol masculino; a brasileira Marta como melhor jogadora; o francês Reynald Pedros, técnico do Lyon, como melhor treinador de futebol feminino; o belga Thibaut Courtois foi o melhor guarda-redes; o futebolista alemão Lennart Thy recebeu o prémio Fair Play e por fim o prémio Puskas para melhor golo, que foi atribuído ao egípcio Mohamed Salah. O prémio de melhores adeptos foi para os apoiantes da seleção do Peru.

Se a nível individual CR7 não triunfou, o mesmo não se pode dizer em termos coletivos, já que o internacional português foi incluído no melhor 11 da época da FIFpro. Um 11 de luxo que conta também com o guarda-redes David De Gea; os defesas Dani Alves, Raphael Varane, Sergio Ramos e Marcelo; os médios Luka Modric e N'Golo Kanté; e os avançados Eden Hazard, Lionel Messi e Kylian Mbappé.

John Sibley

  • Modric faz homenagem especial ao seu ídolo
    0:41

    Desporto

    Luka Modric venceu esta segunda-feira o prémio The Best, atribuído pela FIFA ao melhor jogador do mundo na última época. No discurso, o jogador do Real Madrid fez uma homenagem ao capitão da Croácia da geração de 1998, que foi a sua "maior inspiração".

  • "Modric ganha este prémio por causa do Mundial”
    6:59

    Desporto

    Modric foi esta segunda-feira eleito o melhor jogador do mundo. Para Olivier Bonamici, a prestação do croata no Mundial 2018 foi decisiva para o título. O comentador da SIC diz ainda que se Portugal tivesse chegado mais longe na competição, Ronaldo teria sido o eleito.