Desporto

São Silvestre da Amadora vai ter dérbi entre Benfica e Sporting

Shannon Stapleton

O benfiquista Rui Pinto e o sportinguista Andrelino Furtado vão ser alguns dos protagonistas da 44.ª edição da São Silvestre da Amadora.

O benfiquista Rui Pinto e o sportinguista Andrelino Furtado vão ser alguns dos protagonistas da 44.ª edição da São Silvestre da Amadora, que vai ser disputada em 31 de dezembro e foi hoje apresentada.

Na ocasião estiveram presentes os antigos campeões olímpicos e vencedores da corrida Carlos Lopes (1975, 1983 e 1986) e Rosa Mota (1989), ambos como padrinhos da emblemática prova, que já conta com 1.300 inscritos.

Este ano, a prova feminina vai começar cinco minutos mais cedo do que é habitual, às 17:45, 15 minutos antes da masculina, para beneficiar os espetadores.

"Foi uma decisão técnica, esta da partida mais antecipada, porque no ano passado os primeiros atletas apanharam as mulheres perto do oitavo quilómetro, e com o grande número de espetadores que assistem à prova torna-se mais complicado em termos de correto acompanhamento da competição", explicou o responsável técnico da prova, Hugo Miguel Sousa.

O presidente do Desportivo Operário do Rangel, clube organizador da prova, Carlos Vedor destacou o duelo entre os dois 'grandes' de Lisboa, em particular no setor masculino.

"Teremos a presença do vencedor do ano passado, o Rui Pinto, do Benfica, que já vai em três triunfos e, caso vença, ultrapassará Carlos Lopes como homem com mais triunfos, e do seu colega de equipa Miguel Borges, dos sportinguistas Andrelino Furtado - vencedor do Grande Prémio de Natal-, Licínio Pimentel, Eduardo Mbengani, Hugo Correia, Paulo Pinheiro e Miguel Marques", detalhou.

No setor feminino, Carlos Vedor destacou ainda a participação de Ana Ferreira e Susana Francisco, ambas do Sporting, de Carla Martinho, do Recreio de Águeda, e Ercília Machado.

A realização da prova vai implicar um corte ao trânsito, a partir das 16:45, em toda a extensão do percurso, com partida da Estrada dos Salgados -- junto à estação de metro Amadora Este -- e a Praça São Silvestre, onde está instalada a meta, depois de passagens pelo Parque Aventura, pela rotunda do vulcão, a 'subida dos Comandos' e a Rua Elias Garcia.

Lusa

  • Um telemóvel com uma câmara diferente
    4:41