Desporto

Manchester United confirma Solskjaer como treinador até 2022

John Sibley/ Reuters

Os bons resultados convenceram a direção dos "red devils".

Ole Gunnar Solskjaer vai deixar de ter ser treinador interino do Manchester United, cargo que ocupou após a saída de José Mourinho. Os bons resultados alcançados pela equipa sob a liderança do técnico norueguês, de 46 anos, convenceram a direção dos "red devils".

Ole Gunnar Solskjær assinou um contrato por três anos.


"Desde que cheguei senti-me em casa neste clube especial. Foi uma honra ser jogador do Manchester United, e depois começar a minha carreira de treinador aqui", refere o treinador numa mensagem publicada no site do Manchester United.

Solskjaer está à frente do Manchester United, como treinador interino, desde a saída de José Mourinho. Desde então melhorou os resultados e qualificou a equipa para os quartos de final da Liga dos Campeões.


Mourinho deixou o clube no 6º lugar da Liga inglesa, a 11 pontos do quarto classificado -- o último que dá acesso direto à Liga dos Campeões -, mas o United está agora a dois pontos desse lugar, ocupado pelo Arsenal, única equipa a vencer no campeonato os 'red devils' sob a orientação de Solskaer.


"Desde que se tornou treinador interino, em dezembro, os resultados que Ole falam por si. Mais do que o desempenho e resultados, o Ole oferece-nos a experiência, como jogador e como treinador, juntamente com a ambição de dar aos novos jogadores a oportunidade de conhecerem profundamente a cultura do clube. Isso significa que é a pessoa certa para comandar o Manchester United no futuro", referiu o vice-presidente do clube Ed Woodward.


Solskjaer chegou aos 'red devils' proveniente dos noruegueses do Molde, que treinava desde 2015 e que já tinha orientado entre 2011 e 2013 -- conquistando o bicampeonato em 2011 e 2012 e vencendo a Taça da Noruega em 2013 --, depois de uma passagem pelas reservas do Manchester United.


"Desde o primeiro dia que cheguei, senti-me em casa neste clube especial. Foi uma honra ser jogador do Manchester United e tem sido fantástica a experiência nos últimos meses", frisou o norueguês.


Solskjaer orientou ainda os galeses do Cardiff, entre 2013 e 2014, e os juniores dos noruegueses do Clausenengen, clube no qual iniciou a carreira futebolística. Notabilizou-se depois no Molde, em 1995 e 1996, e, sobretudo, no Manchester United, durante 11 temporadas, até terminar a carreira em 2007.


Ao serviço dos 'red devils', conquistou uma Liga dos Campeões, sete Ligas inglesas, duas Taças de Inglaterra, uma Taça da Liga inglesa, quatro Supertaças de Inglaterra e uma Taça Intercontinental, contando 126 golos em 266 jogos.


Mourinho deixou o clube após duas épocas e meia, em que conquistou os títulos da Taça da Liga inglesa, da Supertaça de Inglaterra e da Liga Europa na época de estreia (2016/17). O técnico português levou ainda o clube ao segundo lugar do campeonato na época passada, depois de ter sido sexto na estreia.


O último título de campeão do Manchester United remonta a 2013, na última temporada sob o comando do histórico técnico escocês Alex Ferguson.

Com Lusa

  • Um minuto de campanha
    1:02