Desporto

Um dos estádios do Mundial tem ar condicionado nos bancos

FIFA

Estádio inaugurado na final da Taça do Emir.

O Qatar inaugurou esta quinta-feira um dos estádios para o Mundial, que se realiza no país entre 18 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Para ajudar os adeptos com o calor, o Estádio do Al Wakrah foi equipado com um sistema de ar condicionado, localizado por baixo dos bancos.

Localizado na cidade de Al Wakrah, a cerca de 25 quilómetros da capital Doha, tem capacidade para 40 mil pessoas e é um dos vários estádios construídos do zero para o Campeonato Mundial de Futebol, em 2022.

Segundo o jornal O Globo, o ar-condicionado já entrou em ação antes da inauguração desta quinta-feira, na final da Taça do Emir, entre Al-Sadd e Al-Duhail.

A tecnologia foi desenvolvida por uma equipa liderada por Saud Abdul-Ghani, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Qatar, que explicou porque não foi imitada noutras arenas.

"Como o Khalifa (Doha) já era um estádio existente, não pudemos implementar todas as tecnologias que queríamos porque tínhamos uma estrutura de betão e falta de espaço. Por exemplo, não pudemos colocar ares-condicionados por baixo dos bancos, mas fizemos aberturas para entregar a quantidade de ar frio necessária para as pessoas aproveitarem o jogo confortavelmente."

De acordo com o engenheiro, também a cobertura do estádio ajuda no combate às altas temperaturas, ao formar um mecanismo de defesa contra a entrada do ar quente.

  • Um minuto de campanha
    1:02