Desporto

Real Madrid despede-se do "melhor guarda-redes da história" do clube

Daniel Ochoa de Olza

Iker Casillas confirmou o fim da carreira.

O Real Madrid transmitiu esta terça-feira a sua "apreciação, admiração e carinho" por Iker Casillas, que esteve mais de duas décadas no clube, e classificou o futebolista espanhol como o melhor guarda-redes da história dos 'merengues' e de Espanha.

"O Real Madrid quer mostrar o seu apreço, admiração e carinho por uma das maiores lendas do nosso clube e do futebol mundial. O melhor guarda-redes da história do Real Madrid e do futebol espanhol. Chegou a nossa casa aos 9 anos. Esteve aqui 25 anos e foi um dos nossos mais emblemáticos capitães", lê-se num comunicado do emblema da capital espanhola.

Casillas confirmou hoje o fim da sua carreira no futebol profissional, deixando vários agradecimentos, entre os quais ao FC Porto, no qual esteve cinco temporadas.

O percurso de Casillas nos relvados

Ao longo da carreira no Real Madrid, Casillas conquistou, entre outros troféus, cinco ligas espanholas, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças europeias e um Mundial de clubes, e, pela seleção espanhola, foi duas vezes campeão da Europa e venceu o Mundial de 2010. No FC Porto, foi uma vez campeão português e venceu a Supertaça Cândido Oliveira.

A Liga espanhola também prestou homenagem ao guarda-redes, apontando Casillas como um dos melhores da história do futebol, destacando as suas "defesas impossíveis", os seus "reflexos sobrenaturais" e os seus "voos lendários".

Na rede sociais, o organismo publicou ainda um vídeo com os melhores lances e as melhores defesas de Casillas.

Instagram

Por seu lado, também nas redes sociais, através da página oficial da seleção 'roja' no Twitter, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) enviou um agradecimento Casillas, "o homem que levou o país ao céu de Joanesburgo".

"O homem que elevou nossa estrela ao céu de Joanesburgo já é uma lenda. Duplo campeão da Europa e campeão do mundo. Mais de 100 partidas como capitão da Espanha. Obrigado por tornar realidade os sonhos de um país inteiro", lê-se na mensagem.