Desporto

Vitória de Setúbal desce ao Campeonato de Portugal. Portimonense confirmado na I Liga

Twitter Vitória de Setubal

TAD não deu provimento à providência cautelar dos sadinos.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) não deu provimento à providência cautelar do Vitória de Setúbal, que pretendia suspender a decisão de desclassificação do clube da Primeira Liga de futebol.

O Vitória, que terminou a edição de 2019/20 da I Liga no 16.º lugar, acima da zona de despromoção, foi impedido de se inscrever nas competições profissionais depois de a Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ter reprovado os processos de licenciamento.

Em causa estavam pressupostos financeiros incumpridos: o clube não conseguiu apresentar prova de "inexistência de dívidas a sociedades desportivas", a "inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários", assim como "a regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária", segundo a LPFP.

Desta forma, o Portimonense, que terminou o campeonato no 17.º lugar, mantém-se na I Liga e vai marcar presença no sorteio, que decorre amanhã. Já o Vitória cai para o Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol português.