Desporto

Manchester United contrata Alex Telles ao FC Porto

Rafael Marchante

O futebolista assinou um contrato por quatro temporadas e mais uma de opção.

O Manchester United anunciou esta segunda-feira a contratação do defesa-lateral brasileiro Alex Telles ao FC Porto, com o futebolista a assinar um contrato válido por quatro temporadas e mais uma de opção.

"O Manchester United confirma com agrado a chegada de Alex Telles do FC Porto. O defesa assina um contrato de quatro anos, com uma opção de extensão por outro ano", pode ler-se no comunicado dos 'red devils'.

Os ingleses não revelaram os valores envolvidos no negócio, com o internacional brasileiro, de 27 anos, a sair dos campeões nacionais após cinco anos, cumprindo 195 jogos e apontando 26 golos.

"Ingressar num clube com o prestígio do Manchester United é uma honra enorme. É preciso trabalhar duro para chegar a este momento na carreira e, agora que chego a este clubes, posso prometer que vou dar tudo o que tenho no coração para ser um sucesso", explicou o defesa, citado pelo clube inglês, no qual joga o português Bruno Fernandes.

Pouco depois, foi a vez de o FC Porto informar a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre o negócio, que rendeu, no imediato, 15 milhões de euros (ME) aos 'cofres' portistas, mas que ainda poderá ascender aos 17 ME.

"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo com o Manchester United para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Alex Telles pelo valor de 15 milhões de euros. Este acordo prevê ainda o pagamento de uma remuneração variável, pelo que o montante global a receber poderá atingir os 17 milhões de euros", informou o FC Porto à CMVM.

No mesmo comunicado, o clube 'azul e branco' revela que "assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade e que não terá qualquer encargo com serviços de intermediação" na transferência do internacional brasileiro, de 27 anos, que deixa os campeões nacionais após cinco anos, cumprindo 195 jogos e apontando 26 golos.

"Ingressar num clube com o prestígio do Manchester United é uma honra enorme. É preciso trabalhar duro para chegar a este momento na carreira e, agora que chego a este clube, posso prometer que vou dar tudo o que tenho no coração para ser um sucesso", explicou o defesa, citado pelo clube inglês, no qual joga o português Bruno Fernandes.

Já o treinador Solskjaer destacou Telles como um jogador que acompanha "há algum tempo", após várias prestações que foram "tudo o que o clube procura".

"É um lutador e um ganhador, e vai acrescentar verdadeira determinação e competição ao plantel. Tem as qualidades, como jogador e pessoa, que queremos aqui no United", atirou.

Antigo jogador de Inter de Milão ou Galatasaray, na Europa, Alex Telles deixa os 'dragões', com os quais conquistou dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, após também ter sido campeão na Turquia.