Desporto

Ex-futebolista argentino Fernando Cáceres em coma induzido

Fernando Gens

Cáceres foi baleado, em 2009, e ficou com vários problemas de saúde, tendo mesmo deixado de andar.

O antigo futebolista argentino Fernando Cáceres, de 51 anos e 24 vezes internacional pelo seu país, está internado e em coma induzido num hospital de Buenos Aires, anunciou esta quarta-feira a fundação criada pelo ex-defesa central.

Em comunicado, o Fernando Cáceres FC, fundação e equipa de futebol criada pelo próprio jogador para ajudar crianças e jovens desfavorecidos, revelou que o antigo jogador de River Plate e Boca Juniors está em coma induzido e a lutar pela vida, mas não avançou os motivos do seu internamento nem mais detalhes sobre a sua situação.

Cáceres, que na Europa passou vários anos no futebol espanhol, tendo defendido as cores do Valência, do Saragoça, do Celta Vigo e do Córdoba, foi baleado, incluindo na cabeça, em 2009, na sequência de um assalto na Argentina, e ficou com vários problemas de saúde, tendo mesmo deixado de andar.

Depois disso, o antigo central argentino recuperou a mobilidade, apesar de ter ficado com algumas sequelas, e criou uma fundação em seu nome, de modo de ajudar os jovens que viviam nas ruas a fugir ao crime e à droga.

Formado no Argentino Juniors, Cáceres representou a Argentina na fase final do Mundial1994, no Estados Unidos, e vence uma Copa América com a sua seleção, em 1993.

A nível de clubes, o ex-defesa conquistou uma Taça das Taças com o Saragoça, em 1994/95.