Desporto

Portugal inicia fase de qualificação para o Mundial 2022 em Alvalade

(Arquivo)

Pedro Nunes

Portugal vai iniciar o apuramento com a receção ao Azerbaijão, em 24 de março de 2021.

Portugal vai iniciar a fase de qualificação do grupo A para o Campeonato do Mundo de 2022 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, frente ao Azerbaijão, anunciou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O arranque do apuramento para a equipa das 'quinas' será no dia 24 de março, a partir das 19:45, no estádio do Sporting, que, segundo o presidente da FPF, traz boas memórias à seleção.

"Esta é uma casa onde temos sido felizes e esperamos poder oferecer aos portugueses mais uma vitória e um excelente espetáculo nesta estreia. Gostaria ainda de aproveitar para agradecer ao Sporting Clube de Portugal toda a disponibilidade demonstrada para podermos receber este jogo em condições de total segurança numa altura em que o país ainda está a enfrentar duramente a pandemia", disse Fernando Gomes, citado pelo sítio oficial do organismo na Internet.

Na 'poule' A está inserido o apurado Qatar, por ser organizador do torneio, que defronta Portugal em 4 de setembro e em 9 de outubro, sendo que, os cinco encontros na condição de visitado, serão disputados em território europeu, para evitar longas viagens.

Qualificação europeia para o Mundial decorrerá entre março e novembro

Portugal vai iniciar o apuramento com a receção ao Azerbaijão, em 24 de março de 2021, seguindo-se as deslocações à Sérvia (27) e ao Luxemburgo (30). Em setembro de 2021, a equipa das quinas recebe a República da Irlanda (1) e visita o Azerbaijão (7), enquanto em outubro vai ser anfitriã do Luxemburgo (12), terminando o apuramento em novembro, com a visita aos irlandeses (11) e a receção aos sérvios (14).

A qualificação europeia para o Mundial2022 decorrerá entre março e novembro de 2021. O vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar os 'play-offs' de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os 'play-offs'.

Destas 12 equipas presentes nos 'play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial2022.

O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre junho e julho, devido ao forte calor naquele país, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

  • Regresso ao futuro

    Opinião

    "Queremos assegurar que os novos líderes estão unidos por um conjunto de valores que torna claro que a liderança não é sobre ego" (David Simas, Presidente da Fundação Obama)

    Germano Almeida