Desporto

Árbitra de Aveiro socorre dois jovens futebolistas no mesmo dia

Eurico Bastos

Eurico Bastos

Repórter de Imagem

Eunice Mortágua, árbitra há 25 anos e com formação em suporte básico de vida, prestou socorro até à chegada das ambulâncias.

Uma árbitra do distrito de Aveiro socorreu dois jogadores, em dois jogos diferentes, no passado sábado. Um dos jovens estava com dificuldades respiratórias convulsões, o outro sofreu paragens cardiorrespiratórias em campo.

Eunice Mortágua é árbitra há 25 anos. Pela primeira vez na carreira teve de ajudar a socorrer dois jovens jogadores no mesmo dia.

A situação mais grave aconteceu no AC Famalicão, em Anadia. Já de manhã, Eunice tinha corrido para assistir outro atleta, noutro jogo, no concelho de Águeda.

A árbitra sabe primeiros socorros e suporte básico de vida. Por iniciativa dela, já que não é obrigatório nestes jogos estar presente alguém com formação em saúde.

Habituada a arbitrar jogos de jovens e de seniores, na região de Aveiro, foi a primeira vez que viveu duas situações com esta gravidade.

Os jovens, de 17 e 18 anos, foram depois assistidos no hospital. Tiveram alta ainda no mesmo dia, depois de sujeitos a vários exames e a observação médica. Estão bem, mas um deles ainda não regressou aos treinos.