O selecionador português de futebol de sub-21, Rui Jorge, espera que a equipa mantenha o nível exibido frente à República Checa (5-1) no "excelente teste" de terça-feira frente ao Japão, em Portimão, na preparação para o Europeu de 2023.
"Gostaria que tivéssemos um desempenho semelhante em termos de qualidade. (...) Vai ser um excelente teste e gostaria que mantivéssemos o nível do jogo anterior", disse Rui Jorge, em conferência de imprensa realizada em Lagos, deixando muitos elogios ao rival do segundo jogo particular deste estágio no Algarve.
De acordo com o selecionador, Portugal vai defrontar, "eventualmente, a melhor equipa contra a qual esta geração jogou até agora".
"Uma equipa bastante agressiva, com bons momentos de pressão, jogadores com bastante qualidade técnica. Acho que vai ser um desafio muito interessante", antecipou.
Rui Jorge e a exibição frente à República Checa
O selecionador frisou que a gestão da posse de bola será um dos principais aspetos a ter em conta na receção aos sub-21 japoneses, em comparação com alguns momentos do particular de sexta-feira contra a República Checa.
"A entrada não foi má -- marcámos um golo aos dois minutos --, mas tivemos um período, na primeira parte, em que, pela agressividade defensiva do adversário, não conseguimos ter a segurança de que eu gosto em termos de jogo. Vai ser precisamente uma das coisas à prova amanhã [Notes:terça-feira] , porque esta equipa é ainda mais agressiva nos seus momentos de pressão alta. O campo tem dimensões mais reduzidas, ou seja, há menos espaço para fugir do adversário", explicou Rui Jorge.
O 'onze' frente aos nipónicos será diferente do utilizado frente aos checos e alguns jogadores "só vão jogar 45 minutos, independentemente de como as coisas estiverem a decorrer", revelou o selecionador de sub-21.
O central André Amaro, do Vitória de Guimarães, não fará parte das opções para a partida, devido a uma lombalgia.
"Não está disponível, mas vai continuar connosco até final de estágio, com autorização do seu clube. Não será nada de grave, mas é impeditivo para o jogo", afirmou Rui Jorge.
A seleção portuguesa de sub-21 defronta o Japão no segundo particular deste estágio, na terça-feira, no Estádio Municipal de Portimão, às 19:15.
Na fase final do Europeu de sub-21, que se disputa na Geórgia e na Roménia em 2023, Portugal integra o Grupo A, defrontando Geórgia (21 de junho), Países Baixos (24) e Bélgica (27).