Morreu Fernando Gomes, antigo jogador do FC Porto, vítima de doença prolongada aos 66 anos.
Conhecido como "Bibota", vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, era uma das maiores figuras da história dos portistas e do futebol português.
Recentemente tinha estado internado depois de ter sofrido um AVC.
Mundo do futebol lamenta morte de Fernando Gomes
No site oficial o FC Porto envia as condolências à família, amigos e todos os admiradores de Fernando Gomes.
“É com enorme tristeza e consternação que o Futebol Clube do Porto anuncia o desaparecimento de um dos nomes incontornáveis da sua história. Fernando Gomes, Bibota de Ouro e maior goleador de azul e branco, faleceu este sábado aos 66 anos vítima de doença prolongada”, lê-se no site do FC Porto.
No Twitter, o clube destacou que os golos vão ficar na memória de todos.
Fernando Santos envia mensagem de apoio à família e ao FC Porto
O selecionador português de futebol, Fernando Santos, manifestou tristeza pela morte do antigo jogador e internacional luso Fernando Gomes.
"Soubemos agora da triste partida do Fernando, o 'bibota'. É um momento de tristeza para todos. Em meu nome e da equipa de todos nós deixamos à família enlutada os votos de pesar, e também à família portista", transmitiu Fernando Santos.
Sérgio Conceição enaltece "admiração" e “respeito”
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, disse que a sua ligação ao antigo internacional Fernando Gomes começou muito antes do futebol, na admiração e respeito que tinha.
"Os nossos caminhos cruzaram-se muito antes do futebol. Desde cedo aprendi a apreciar o Fernando [Gomes] enquanto homem. Ao longo dos anos, mantivemos uma relação de muito respeito e admiração, acrescentando o futebol àquilo que nos unia", escreveu o treinador dos “dragões”.
Sérgio Conceição, que não coincidiu com o goleador no FC Porto, clube a que chegou aos juniores já após a retirada do antigo avançado, que terminou a carreira no Sporting, conviveu com o goleador já como dirigente dos “dragões”.
"Hoje partiu um símbolo do nosso clube e do futebol português. Até sempre, Bibota", disse ainda Sérgio Conceição na sua página na rede social Instagram.
Vítor Baía diz que perdeu um irmão que o futebol lhe deu
O antigo futebolista Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto, considerou ter perdido um irmão, com a morte do antigo avançado Fernando Gomes.
"Partiu um irmão que o futebol me deu. Um Homem cheio de classe dentro e fora do campo. Um ídolo. O nosso eterno capitão. Uma lenda do futebol. Do nosso Porto. Serás eterno meu amigo. Obrigado por tanto!", escreveu o antigo guarda-redes dos “dragões”.
Sporting lembra contributo do goleador em época europeia
O Sporting, o último clube que Fernando Gomes representou enquanto futebolista, manifestou pesar pela morte do antigo jogador.
Em nota publicada na sua página oficial na Internt, os “leões” lembram também a chegada do avançado ao clube, em 1989, e as duas últimas épocas da sua carreira, em 1989/90 e 1990/91, com papel importante nas provas europeias.
"Pelo Sporting, o antigo avançado fez 79 jogos e 38 golos, tendo contribuído decisivamente para a excelente campanha europeia da equipa verde e branca até às meias-finais da Taça UEFA em 1990/1991", lembra o clube lisboeta.
FPF decreta um minuto de silêncio para o fim de semana
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou este sábado um minuto de silêncio em homenagem ao antigo jogador Fernando Gomes, cumprindo-se o gesto em todos os desafios que se disputem este fim de semana e na segunda-feira.
"Para conhecimento dos sócios da FPF e demais interessados, informamos que a direção da Federação Portuguesa de Futebol determinou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória do antigo jogador Fernando Gomes, em todos os jogos das competições por si organizadas, entre 26/11/2022 e 28/11/2022", escreveu o organismo, em curta nota.
SEJD diz que antigo avançado "marcou gerações"
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), João Paulo Correia, lamentou a morte de Fernando Gomes, referindo que "marcou gerações".
"Um dos maiores goleadores do futebol português deixou-nos aos 66 anos. O bibota de ouro marcou gerações com os seus golos vibrantes e