Desporto

Morreu Fernando Gomes, antigo jogador do FC Porto

Morreu Fernando Gomes, antigo jogador do FC Porto
Harold Cunningham

Tinha 66 anos.

Morreu Fernando Gomes, antigo jogador do FC Porto, vítima de doença prolongada aos 66 anos.

Loading...



Conhecido como "Bibota", vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, era uma das maiores figuras da história dos portistas e do futebol português.

Recentemente tinha estado internado depois de ter sofrido um AVC.

Mundo do futebol lamenta morte de Fernando Gomes

No site oficial o FC Porto envia as condolências à família, amigos e todos os admiradores de Fernando Gomes.

“É com enorme tristeza e consternação que o Futebol Clube do Porto anuncia o desaparecimento de um dos nomes incontornáveis da sua história. Fernando Gomes, Bibota de Ouro e maior goleador de azul e branco, faleceu este sábado aos 66 anos vítima de doença prolongada”, lê-se no site do FC Porto.

No Twitter, o clube destacou que os golos vão ficar na memória de todos.

Fernando Santos envia mensagem de apoio à família e ao FC Porto

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, manifestou tristeza pela morte do antigo jogador e internacional luso Fernando Gomes.

"Soubemos agora da triste partida do Fernando, o 'bibota'. É um momento de tristeza para todos. Em meu nome e da equipa de todos nós deixamos à família enlutada os votos de pesar, e também à família portista", transmitiu Fernando Santos.

Loading...

Sérgio Conceição enaltece "admiração" e “respeito”

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, disse que a sua ligação ao antigo internacional Fernando Gomes começou muito antes do futebol, na admiração e respeito que tinha.

"Os nossos caminhos cruzaram-se muito antes do futebol. Desde cedo aprendi a apreciar o Fernando [Gomes] enquanto homem. Ao longo dos anos, mantivemos uma relação de muito respeito e admiração, acrescentando o futebol àquilo que nos unia", escreveu o treinador dos “dragões”.

Sérgio Conceição, que não coincidiu com o goleador no FC Porto, clube a que chegou aos juniores já após a retirada do antigo avançado, que terminou a carreira no Sporting, conviveu com o goleador já como dirigente dos “dragões”.

"Hoje partiu um símbolo do nosso clube e do futebol português. Até sempre, Bibota", disse ainda Sérgio Conceição na sua página na rede social Instagram.

Vítor Baía diz que perdeu um irmão que o futebol lhe deu

O antigo futebolista Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto, considerou ter perdido um irmão, com a morte do antigo avançado Fernando Gomes.

"Partiu um irmão que o futebol me deu. Um Homem cheio de classe dentro e fora do campo. Um ídolo. O nosso eterno capitão. Uma lenda do futebol. Do nosso Porto. Serás eterno meu amigo. Obrigado por tanto!", escreveu o antigo guarda-redes dos “dragões”.

Sporting lembra contributo do goleador em época europeia

O Sporting, o último clube que Fernando Gomes representou enquanto futebolista, manifestou pesar pela morte do antigo jogador.

Em nota publicada na sua página oficial na Internt, os “leões” lembram também a chegada do avançado ao clube, em 1989, e as duas últimas épocas da sua carreira, em 1989/90 e 1990/91, com papel importante nas provas europeias.

"Pelo Sporting, o antigo avançado fez 79 jogos e 38 golos, tendo contribuído decisivamente para a excelente campanha europeia da equipa verde e branca até às meias-finais da Taça UEFA em 1990/1991", lembra o clube lisboeta.


Loading...

FPF decreta um minuto de silêncio para o fim de semana

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou este sábado um minuto de silêncio em homenagem ao antigo jogador Fernando Gomes, cumprindo-se o gesto em todos os desafios que se disputem este fim de semana e na segunda-feira.

"Para conhecimento dos sócios da FPF e demais interessados, informamos que a direção da Federação Portuguesa de Futebol determinou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória do antigo jogador Fernando Gomes, em todos os jogos das competições por si organizadas, entre 26/11/2022 e 28/11/2022", escreveu o organismo, em curta nota.

SEJD diz que antigo avançado "marcou gerações"

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), João Paulo Correia, lamentou a morte de Fernando Gomes, referindo que "marcou gerações".

"Um dos maiores goleadores do futebol português deixou-nos aos 66 anos. O bibota de ouro marcou gerações com os seus golos vibrantes e