O piloto britânico Elfyn Evans, da Toyota Yaris, foi esta manhã o mais rápido no shakedown (aquecimento) da 56.ª edição do Rali de Portugal, quinta prova do campeonato do mundo, realizado em Baltar.
Evans, líder do Mundial à partida desta prova, cumpriu os pouco mais de quatro quilómetros do troço desenhado na zona de Paredes com o tempo de 2.53,4 minutos na segunda das duas passagens que efetuou.
O finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20) foi o segundo mais rápido, ficando a apenas uma décima de segundo de Evans. O estónio Ott Tänak (Ford Puma) ficou no terceiro posto, a 0,5 segundos do britânico, no troço que serve para as derradeiras afinações antes da prova e que não conta para efeitos de classificação final.
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), segundo no campeonato à partida da prova portuguesa com 68 pontos, menos um do que Evans e Sebástien Ogier (que não participa neste rali), terminou na sétima posição, seguido do belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que fez apenas uma passagem pelo 'shakedown' e foi sétimo.
90 equipas arrancam em Coimbra
A 56.ª edição do Rali de Portugal tem a partida simbólica esta noite, em Coimbra, e, ao contrário do que tem sido hábito nos últimos anos, não conta com nenhum troço cronometrado esta quinta-feira.
Cerca de 90 equipas presentes a saírem para a estrada na sexta-feira, com oito provas especiais de classificação (PECs), incluindo a superespecial que encerra o dia, na Figueira da Foz.
No total, os pilotos têm 120,59 quilómetros cronometrados pela frente.
Esta primeira jornada serve, também, para definir a classificação para os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), que tem aqui a sua quarta jornada.