Dois anos depois da morte de Kobe Bryant, foi erguida uma estátua no local do acidente. A obra apresenta Kobe a usar o equipamento dos Lakers, com a mão sobre o ombro da filha, Gianna. A menina, também conhecia por “Gigi”, tinha 13 anos quando morreu.
Pai e filha morreram num acidente de helicóptero que tirou a vida a mais sete pessoas – o treinador de basebol John Altobelli, cinco outros passageiros e o piloto. Os nomes de todas as vítimas do acidente estão inscritos na base da obra.
O escultor norte-americano Dan Medina criou uma pequena estátua de bronze de cerca de 72 quilos. A instalação é temporária e visa assinalar o aniversário da morte do basquetebolista.
O artista de Los Angeles pretende obter uma autorização para fazer outra estátua, em tamanho real, que possa ficar permanentemente no local.
O acidente que matou nove pessoas no total foi, em fevereiro de 2021, imputado a um erro do piloto.
Segundo o National Transportation Safety Board, o piloto do helicóptero, Ara Zobayan, terá ficado desorientado devido à condições meteorológicas, havia muito nevoeiro no momento do acidente.